was successfully added to your cart.

Carrinho

Trabalhadoras do Incaper participam do I Encontro de Mulheres do Sindipúblicos

Por 10 de dezembro de 2013Sem categoria

Trabalhadoras do serviço público estadual, entre elas, quatro representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), participaram nesta quinta-feira (9) do I Encontro de Mulheres do Sindipúblicos, no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa. A atividade, que foi realizada durante todo o dia, teve como um de seus objetivos ser um pontapé inicial para a criação do Coletivo de Mulheres do sindicato. Para isso, promoveu debates sobre a realidade das mulheres em seu ambiente de trabalho, na família e na sociedade em geral.

 

 


A criação do Coletivo de Mulheres é uma demanda que vem da própria base do Sindipúblicos, segundo a diretora de saúde, previdência e aposentados Lúcia Helena Costa. “A ideia de criar o coletivo surgiu em cursos de formação sindical realizados pelo Sindipúblicos, onde as mulheres apontavam esse espaço como essencial para fortalecer a nossa luta”, recorda Lúcia Helena. A sindicalista achou bastante positivas as discussões surgidas no encontro realizado em Ponta Formosa. “Conseguimos ver pela fala das trabalhadoras que as mulheres, independente do órgão em que atuam, passam por problemas em comum”, afirma a diretora do Sindipúblicos.

Entre as trabalhadoras do Incaper que participaram da atividade está a assistente de suporte Maria Luiza De Muner, de Ibiraçú, que trabalha na autarquia há 24 anos. Nesse período ela presenciou mudanças importantes protagonizadas pelas mulheres. “Logo que comecei a trabalhar no Incaper era exigido de forma sutil que eu cuidasse da limpeza do local de trabalho por ser a única mulher naquele escritório. O mesmo acontecia com outras trabalhadoras em outros espaços. Por causa de uma mudança na cabeça das mulheres, que passaram a se recusar a fazer esse tipo de serviço, as insinuações de que éramos responsáveis pela limpeza foram acabando”, conta Maria Luíza.

Contudo, a servidora acredita que, apesar dos avanços, há muitas coisas para mudar. Uma delas é o reconhecimento do trabalho das mulheres do Incaper e de outros órgãos. “Os cargos de chefia, em sua maioria, são ocupados por homens. Isso acontece não pelo fato da mulher não ter condições de assumir esses postos, e sim, porque o trabalho feminino não é valorizado como deveria ser”, afirma Maria Luíza.

O I Encontro de Mulheres do Sindipúblicos contou com diversas atividades lúdicas que deram base a debates sobre assuntos como relação de gênero na sociedade e as mulheres no mercado de trabalho e no serviço público. No final do evento foi montada uma comissão com trabalhadoras de todos os órgãos para propor atividades que mobilizem as servidoras públicas estaduais em prol da construção conjunta do Coletivo de Mulheres do Sindipúblicos. As representantes do Incaper na comissão são as servidoras Luciana Silvestre Girelli, Janaína Paulina e Cristiane Silveira.