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Desafios da ASSIN na atual conjuntura

Por 13 de março de 2015Assuntos Gerais, Sem categoria

O ano de 2015 teve início com mudanças importantes no cenário político estadual. Após uma eleição marcada por troca de farpas e ofensas entre os principais candidatos, o governador eleito, para fazer acúmulo de caixa para ações futuras, vem alardeando aos quatro cantos que o Estado está quebrado e é preciso cortar gastos.

Através de um decreto do seu primeiro dia de governo impôs a redução dos gastos das secretarias e dos diversos órgãos do estado. Os cortes porém não foram lineares: estranhamente o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública tiveram aumento, em detrimento das secretárias que prestam serviço público à sociedade.

No caso da SEAG houve um corte de aproximadamente 33% e no Incaper de 13,89%. No Incaper, destaca-se ainda o corte de 47,84% para expansão das atividades de Extensão Rural e Assistência Técnica e de 39,99% para Geração/Adaptação de Tecnologias Agropecuárias e Pesqueira. Em relação ao orçamento para Qualidade de Vida dos Servidores do Incaper o corte foi da ordem de 27,47%. Para além destes já estamos sentindo na pele os resultados destes cortes principalmente na limitação da cota de combustível para os escritórios locais.

É bom estarmos atentos aos reais interesses dos dirigentes estaduais. Na maioria das vezes não tem como interesse principal o desenvolvimento de serviços de qualidade. Muito frequentemente acontece o contrário, o objetivo é desvalorizar a instituição para que outros setores ocupem o seu espaço. Já existem indicativos de que a SEAG vai contratar terceiros para prestar serviços de ATER.

A ASSIN precisa se organizar e se estruturar para a defesa dos serviços públicos de ATER e Pesquisa de qualidade. A seguir importantes pontos que acreditamos devam ser trabalhados com urgência e firmeza:

1 – Fazer articulação com os movimentos sociais do campo para a defesa dos serviços públicos de Pesquisa e ATER de qualidade;
2 – Lutar pela melhoria das condições salariais de todas as categorias de servidores do Incaper;
3 – Lutar pela melhoria das condições de trabalho;
4 – Fortalecer a unidade entre os servidores do Incaper;
5 – Trabalhar na estruturação dos núcleos da ASSIN;
6 – Manter uma estreita relação com a FASER;
7 – Dar visibilidade à ASSIN nos eventos realizados pelo Incaper;
8 – Fazer gestão junto ao Instituto para que sejam criados mecanismos de participação dos Agricultores Familiares nas estruturas municipais, regionais e estadual;
9 – Lutar para tornar as instâncias de decisão do Incaper (regionais, departamentos, diretoria) menos autoritárias e mais participativas e transparentes;
10 – Administrar o Plano de Saúde.
11- Implementar o novo Estatuto da ASSIN em todas os seus objetivos, em especial a formação associativa e mecanismos de gestão participativa e descentralizada.

Diante deste quadro qual o papel da ASSIN neste contexto? Dê sua contribuição.

Convidamos todos os associados da ASSIN a se juntarem a esta causa para ampliarmos este debate visando estruturar um programa, legitimado por todos, capaz de fortalecer a unidade dos servidores do Incaper e de enfrentar os desafios que ora nos sãos apresentados.

Diretoria
ASSIN – Biênio 2013.2015

 

Veja abaixo a análise detalhada das dotações orçamentárias destinadas ao INCAPER, estabelecendo um paralelo entre a LOA 2014, PLOA 2015 (Elaborada pelo então Governador Renato Casagrande) e LOA 2015 (Aprovada pelo Governador Paulo Hartung). Em destaque os elementos de despesa que sofreram alteração.

 

 

 

INCAPER

Governo Anterior Governo Atual
LOA 2014 PLOA 2015 LOA 2015
TOTAL 93.165.129 94.108.916 81.039.648
Complementação de Aposentadoria e Pensões 4.849.096 6.000.000 6.000.000
Aquisição e Renovação da Frota 2.268.141 950.000 600.000
Estruturação da Rede de Informação e de Sistema de Difusão de Informação 603.587 405.000 405.000
Gestão da Pesquisa e da Assistência Técnica e Extensão Rural 365.000 125.000 125.000
Realização de Concurso Público 50.000 10.000 10.000
Contribuição do Estado ao Regime de Previdência Complementar 36.000 36.000
Contribuição Patronal ao Fundo Previdenciário 9.000.000 9.600.000 9.600.000
Contribuição Previdenciária Complementar 7.140.000 10.200.000 10.200.000
Administração da Unidade 6.961.900 8.508.095 4.708.095
Aquisição, Construção, Ampliação e Reforma de Imóveis 6.150.000 6.200.000 2.050.000
Remuneração da Pessoal Ativo 42.000.000 40.379.145 40.379.145
Gestão do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo – GEOBASES 481.605 303.000 303.000
Capacitação e Treinamento de Recursos Humanos 393.000 415.000 355.000
Qualidade de Vida dos Servidores do INCAPER 159.000 182.000 132.000
Divulgação Institucional 250.000 155.000 55.000
Estruturação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais 1.346.000 249.676 149.676
Geração/Adaptação de Tecnologias Agropecuária e Pesqueira 5.346.300 2.924.000 1.754.595
Expansão das Atividades de Extensão Rural e Assistência Técnica 5.011.500 6.877.000 3.587.137
Renovação e Revigoramento de Lavouras e Melhoria da Qualidade dos Cafés do Espírito Santo 425.000 270.000 270.000
Produção de sementes e mudas de culturas alimentares e oleíferas 65.000 120.000 120.000
Pagamento de Sentenças Judiciais 300.000 200.000 200.000

 

INCAPER LOA 2014 LOA 2015
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 63.289.096 66.415.145
OUTRAS DESPESAS CORRENTES 14.744.305 9.388.908
INVESTIMENTOS 15.101.728 5.235.595

 

Estudo Solicitado pelo Sindipúblicos – Produzido por: RECTE Consultoria & Capacitação

Responsável técnico: Sammer Siman – CORECON MG 7921

 

 

 

 

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