Nesta quarta-feira, 2, os servidores e servidoras estaduais protestaram durante a manhã. Eles se reuniram em frente ao Instituto Estadual de Meio Ambiente,em Jardim América, Cariacica. Posteriormente, seguiram a pé para o Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. “Estamos nos mobilizando para fazer com que o governador Renato Casagrande faça valer os processos participativo e social. Mais uma vez buscamos diálogo com o governador”, diz o presidente da Associação dos Servidores do Incaper, Adolfo Bras Sunderhus.
O presidente da Associação dos Servidores do Iema (Assiema), Fábio Camilo, destaca o significado das manifestações passarem por diferentes órgãos do serviço público estadual. “Ontem passamos na PGE, no DETRAN e na Rádio Espírito Santo. Hoje, partimos do Iema rumo ao Palácio da Fonte Grande. Isso mostra a união, a força, a indignação e a revolta dos servidores com a política do governo em relação ao funcionários públicos e ao investimento no serviço público”, diz Fábio.
Na tarde da terça-feira, dia 1º, o Sindipúblicos, a Assin e a Associação dos Funcionários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Afidaf) participaram de uma reunião com o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, Enio Bergoli da Costa. “Reforçamos a necessidade dele destacar com o governador e o Secretário de Gestão e Recursos Humanos que as reivindicações dos servidores são justas pertinentes, que queremos aquilo que está na Lei Complementar 46 e que ainda não foi regulamentado”, afirma Adolfo.