Os servidores e servidoras do Incaper estão convocados para a Assembleia Geral Unificada que será realizada na quarta-feira, 26. A assembleia é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos) e das associações, entre elas, a Associação dos Servidores do Incaper (Assin). As atividades começam a partir das 9h, no Centro Cultural Carmélia de Souza, que fica na Alameda Novo Império, S/Nº, no bairro Mário Cypreste, em Vitória.
A assembleia reunirá servidores e servidoras de todos os órgãos do Estado. O objetivo é realizar uma mobilização conjunta pelo reajuste do auxílio alimentação com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), o que resulta em cerca de R$ 705, além da extensão do benefício para todos funcionários públicos estaduais. Os servidores também reivindicam a regulamentação do auxílio creche, fixação da data base, reposição do índice da inflação, alinhamento das carreiras e pagamento de insalubridade. Esses itens fazem parte da pauta unificada do Sindicato para este início de ano.
Depois da assembleia será realizado um bloco de carnaval de protesto, intitulado “Aperta que ele solta!”. O bloco passará pelo Palácio Anchieta, pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e terminará no Palácio da Fonte Grande. Haverá uma ala para cada reivindicação do funcionalismo público estadual. Os servidores e servidoras do Incaper irão compor a ala Auxílio Alimentação. Por isso, a Assin solicita que levem panelas vazias e talheres para bater.
O presidente da Assin destaca que é importante a participação de todos e que nenhum servidor ou servidora deve deixar de participar por temer represálias. “O artigo 183 da Lei Complementar nº 46 nos assegura o direito à livre associação sindical, garantindo a liberação de todos funcionários e funcionárias públicas para as atividades do Sindicato ou associação que os represente. Caso alguém manifeste posição contrária ao comparecimento de algum servidor ou servidora à assembleia, a pessoa deve enviar um e-mail para diretoria@assin.org.br e buscar uma solução para o problema junto à associação”, afirma Adolfo.
Também participarão da manifestação entidades e movimentos como Sindicato dos Bancários/ES, Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (Sindilegis) e demais sindicatos do serviço público estadual.