A noite da sexta-feira, 31, foi muito especial para os servidores do Incaper Samir Seródio Amin Rangel, Luciana Silvestre Girelli, Adolfo Brás Sunderhus, Antônio Francisco Ferreira Torres, José Antônio Gomes, Lívia Dal Piaz e Wilson Pianisolli. Eles foram homenageados pelo Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos) em uma cerimônia realizada no auditório do Hotel Bristol, em Camburi. Além da homenagem, no evento, que fez parte das festividades de 25 anos do Sindicato, ocorreu o lançamento da revista, do selo postal e do documentário comemorativos.
Para o presidente da Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN), a homenagem é mais do que um reconhecimento. “É uma demonstração de carinho dos colegas manter a lembrança da trajetória de militância de servidores e servidoras. Também é um incentivo para manter nossos ideais e objetivos, passando nossa experiência para os mais novos, que darão continuidade à nossa luta”, diz Adolfo, que acompanhou a fundação do Sindipúblicos e da ASSIN. Na associação ele já atuou como diretor de núcleo em mais de um mandato e hoje é presidente. O servidor também fez parte do colegiado da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), além de ter atuado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural (Condraf) de 2003 a 2005.
Segundo José Antônio Gomes, ele se sente orgulhoso de ser homenageado pelo Sindicato. “Me considero um dos fundadores do Sindipúblicos. O movimento sindical é caminho para os trabalhadores terem representatividade e alcançar suas conquistas. Na história do servidor público do setor agrícola, não somente os do Incaper, o Sindipúblicos sempre teve grande destaque por causa de sua atuação”, afirma José Antônio, que também acompanhou a fundação do Sindipúblicos, foi presidente da ASSIN, diretor de núcleo dos aposentados e conselheiro fiscal.