Nos dias 25, 26 e 27 de abril o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) realizou a I Festa Capixaba das Sementes Crioulas – Das Mãos Camponesas o Alimento para a sua Mesa. Ocorrido em Campinho, Domingos Martins, o evento teve apoio da Associação dos Servidores do Incaper (Assin). A festa, segundo o coordenador estadual do MPA, Leomar Lírio, teve como objetivo debater com os trabalhadores do campo e da cidade sobre a importância de preservação da semente crioula.
“O evento contou com momentos importantes de discussão sobre a importância das sementes como fonte de vida para o desenvolvimento da agricultura familiar e camponesa. Centenas de agricultores e agricultoras, além de jovens camponeses, participaram das discussões com sua cultura, sua experiência de, vontade e determinação de construir e viver um novo momento na agricultura familiar camponesa no Espírito Santo”, afirma o presidente da Assin, Adolfo Brás Sunderhus.
A programação da festa contou com palestras e oficinas sobre temas como Campesinato e Biodiversidade,Experiências de Reprodução e Conservação de Sementes. Também aconteceram atrações culturais e, no encerramento, a I Feira Estadual das Sementes Crioulas, culto ecumênico e barracas.
“As sementes crioulas são aquelas que foram preservadas pelos nossos ancestrais, como o milho, a mandioca e diversos tipos de banana. São sementes que não passaram por mutações genéticas feitas pelas empresas do agronegócio. Sua preservação é muito importante para garantir uma alimentação saudável para todos, inclusive para os moradores da cidade”, explica Leomar.