Todas as trabalhadoras estão convidadas para participar da Roda de Conversa Creche Pública e a Autonomia das Mulheres. A atividade, que será realizada pela Marcha Mundial das Mulheres, acontecerá na próxima segunda-feira, 18, a partir das 18h, no auditório do Sindicato dos Bancários/ES. A iniciativa tem como objetivo debater sobre a necessidade de creches públicas em período integral e propor ações políticas para garantia desse direito.
A falta de creches públicas em período integral aliada a cultura machista de que os cuidados com a criança são responsabilidade somente da mãe faz com que muitas mulheres tenham que sair do mercado de trabalho, o que compromete não somente o orçamento familiar, mas também a autonomia das trabalhadoras. Muitas das que se mantêm no mercado precisam da ajuda de pessoas próximas, ficando reféns da boa vontade alheia, ou gastam grande parte de seus salários pagando creches privadas.
“É importante que as servidoras do Incaper compareçam à Roda de Conversa para fortalecermos a luta pelo auxílio-creche, reivindicação que tem mobilizado as trabalhadoras do serviço público estadual, garantindo alguns avanços, como a indicação feita pela Assembleia Legislativa ao Governo do Estado no que diz respeito à regulamentação do auxílio-creche”, afirma a diretora sociocultural da Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN) e integrante do Coletivo de Mulheres do Sindipúblicos, Luciana Silvestre Girelli.
O lanche será partilhado. Portanto, quem puder pode levar sua contribuição.