Nesta quinta-feira, 15, das 9h às 17h, os servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) irão às urnas para escolher a nova diretoria da ASSIN, dos núcleos e os novos membros do Conselho Fiscal. As urnas estão à disposição dos eleitores nos seguintes lugares: Centro Serrano (CRDR – Centro Serrano), Centro Norte (CRDR Centro Norte – Linhares), Extremo Norte (ELDR Nova Venécia), Sul/ Caparaó (CRDR Sul/ Caparaó – Cachoeiro de Itapemirim) e Sede (Sede do Incaper). Qualquer dúvida que os eleitores tiverem no momento da votação pode ser tirada com o mesário e o presidente da seção.
A técnica de administração Marisol Passos Correa, foi uma das primeiras pessoas a votar na sede. “Faço questão de votar por ser um direito de todo servidor associado. É importante participar das atividades da ASSIN porque se trata de uma entidade que luta por melhorias para os servidores, além de oferecer diversos benefícios, como plano de saúde”, afirma Marisol. A servidora, que ingressou no Incaper no ano passado, não participou muito da gestão que está se encerrando, mas pretende participar mais ativamente das atividades da próxima diretoria. “Cheguei no meio da gestão, mas a avalio como positiva, principalmente em sua atuação na luta pelo Plano de Cargos e Salários”, afirma Marisol.
A técnica de suporte e desenvolvimento rural Jane Maria Bertholi, que é presidente da Comissão Eleitoral, está participando pela primeira vez como uma das organizadoras do processo de votação. “Tivemos um apoio muito grande da ASSIN por meio de seus funcionários. Para mim tem sido um aprendizado muito grande por ter a possibilidade de entender, por exemplo, como numa autarquia que tem escritório em vários municípios o direito de voto pode ser garantido a todos servidores. Acho importantes possibilidades como voto pelo correio e voto por emissário”, diz Jane.
Detalhes da Votação
Não é permitido ao eleitor votar fora da área de sua jurisdição, com exceção dos aposentados. Aqueles que não puderem se deslocar para a sede de seu núcleo regional ou o associado da sede que não puder comparecer à autarquia podem votar pelo correio ou por meio de emissário, garantindo a participação dos eleitores que não poderão comparecer às urnas em virtude de viagens de trabalho ou outros empecilhos. No voto por emissário o eleitor depositar a cédula em um envelope enviado pela ASSIN para todas as pessoas aptas a votar. Depois de lacrado, ele deve ser entregue a uma pessoa de confiança do eleitor, que deve entregá-lo no local de votação.
A apuração será na sexta-feira, 16. A posse será em Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 23 de agosto.