Na quinta-feira, 17, a editora CRV lançará o livro Desafios do Desenvolvimento Capixaba no Século XXI, com publicações de vários autores com experiência nas áreas acadêmica e de gestão pública, entre eles, o extensionista do Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e secretário da Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN), Samir Seródio. O lançamento será na Biblioteca Pública Estadual, às 19h.
Samir contribuiu com a publicação por meio do capítulo Modernização da Agricultura no Contexto Capixaba, no qual debate sobre o que é desenvolvimento e sobre a importância da cafeicultura para o Espírito Santo, abordando a questão da construção social por meio da cafeicultura. “O artigo tem muitas fontes censitárias, como dados sobre renda, área de produção e produtividade, além de discutir o conceito de desenvolvimento, que é algo complexo. Creio que essas são as principais contribuições da pesquisa realizada”, afirma Samir.
No artigo Samir resgata, ainda, fatos da história capixaba que marcaram a economia do Espírito Santo, como a erradicação dos cafezais. “Esse processo de erradicação não foi aceito pelos agricultores como uma forma de desenvolvimento, fazendo com que eles buscassem como alternativa à erradicação do café arábica o plantio do café conillon”, destaca o extensionista.
Antes do lançamento do livro, que será vendido por R$ 33,00, haverá uma roda de conversa cujo tema será Desenvolvimento Capixaba. O debatedor será o professor Doutor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Arlindo Vilaschi. Também terão seus artigos publicados no livro os autores Anderson Peixoto Jardim, Fabrício Marques Santos, Jorge Luiz dos Santos Júnior, Leonardo Bis dos Santos, Luiz Cláudio Ribeiro, Luiz Claudio Nogueira de Souza e Wander Luiz Pereira dos Santos.
A Biblioteca Pública Estadual fica na avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá.