Nos dias 19 e 20 de setembro, a diretoria executiva da Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN) e os diretores de núcleo se reuniram no Centro de Formação Dom João Batista Motta, em Vitória, para fazer o plano de ação da nova gestão da associação. A reunião também contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos), Gerson de Jesus.
“Queremos continuar nossa parceria com a ASSIN para que, juntos, possamos alcançar diversas conquistas para os servidores do Incaper”, diz Gerson. Os principais assuntos abordados na reunião foram a revisão do Plano de Cargos e Salários e a regulamentação de pontos administrativos no Incaper, entre eles a hora-extra, o pagamento do seguro de carro e do adicional de insalubridade e a utilização de equipamento de segurança no trabalho, entre outros, que serão pauta de uma assembleia geral com o Sindipúblicos, a ser realizada no dia 17 de outubro.
Entre os encaminhamentos realizados está a apresentação de uma nova pauta de reivindicações que contemplem pautas salariais e pontos administrativos, a ser negociada no âmbito do Incaper, Seag e Governo do Estado. Além disso, foi deliberado que a ASSIN fará campanhas educativas sobre os direitos do servidor por meio de instrumentos como cartilhas, reuniões descentralizadas nas regiões e veículos de comunicação da Associação, como site, jornal, facebook e boletim eletrônico.
Para a diretora do núcleo Centro Norte, Renata Setúbal, a reunião foi muito produtiva. “Conseguimos tirar vários encaminhamentos. Temos desafios antigos, como o futuro da extensão rural, e os novos. Um deles é a gestão do Incaper e os rumos que irá tomar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Achei importante a participação dos diretores de núcleo. Observei que se trata de uma diretoria bastante diversificada e acho isso importante”, diz Renata.
“Foi o primeiro contato formal entre a diretoria executiva da ASSIN e os diretores de núcleos, que demonstraram sua inquietação como servidores e associados. Queremos manter esse diálogo. Por isso, como forma de interiorizar os debates, vamos fazer assembleias regionais durante o mês de outubro”, afirma o presidente da ASSIN, Adolfo Bras Sunderhus.