A Associação dos Servidores do Incaper (Assin), em parceria com o Viver Unimed, realizará na segunda-feira, 7 de julho, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, além do cálculo de índice de massa corporal. A atividade, que é gratuita, faz parte do eixo de atenção primária à saúde, do Projeto Qualidade de Vida. Por meio dele, Servidores e servidoras do Incaper podem participar de atividades de prevenção e monitoramento da saúde.
Os testes serão feitos das 8h30 às 16h, no auditório da sede do Incaper. “É importante a participação dos servidores e servidorAs não somente para que eles possam saber como está a sua saúde, mas também porque, após os exames, poderemos saber se aumentou ou reduziu o número de pessoas com determinadas doenças. Assim, será possível elaborar novas atividades de monitoramento de saúde para grupos, com base nos dados obtidos”, explica a diretora de saúde da Assin, Janaína Odhara.
Entenda algumas doenças
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, essa doença é resultado da elevação da glicose no sangue, causando a hiperglicemia. Seus principais sintomas são excesso de urina e sede, aumento do apetite, perda de peso, cansaço e vista embaçada. Essa doença pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira e doenças cardiovasculares, como o derrame cerebral.
A hipertensão, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, é causada por fatores internos e externos. Os externos são hereditariedade, idade (O envelhecimento aumenta o risco em ambos os sexos) e excesso de peso. Entre os internos estão sedentarismo, má alimentação, sal em excesso, consumo elevado de álcool, tabagismo e estresse. Se não tratada, a pressão alta pode causar derrames cerebrais, infarto, insuficiência cardíaca, angina, insuficiência renal, paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.
Já o índice de massa corporal (IMC), de acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, é um dos indicadores utilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para verificar o estado nutricional da pessoa. É calculado por meio da fórmula peso (Kg)/ estatura )m². O IMC auxilia a identificar se a pessoa está fora dos padrões de saúde, tanto no que se refere á obesidade quanto à desnutrição.