Os servidores e servidoras do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão convocados para participar da assembleia geral da ASSIN, que será na quinta-feira, 13 de fevereiro, no centro de formação Dom João Batista Motta, localizado na Praia do Canto, em Vitória, ao lado do colégio Sacre Coeur.
O presidente da Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN), Adolfo Brás Sunderhus, enfatiza a importância dos servidores e servidoras participarem da atividade. “Precisamos nos unir, nos fortalecer ainda mais, pois este ano será politicamente mais curto em virtude das eleições. Portanto, é importante a presença maciça de servidores e servidoras na assembleia para atingirmos nossos objetivos”, diz Adolfo.
Entre os assuntos a serem debatidos está à pauta unificada do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos). Essa pauta contempla questões como os auxílios creche e alimentação. Em relação ao auxílio creche, servidores e servidoras reivindicam a regulamentação do benefício, previsto no inciso III, dos artigos 88 e 91 da Lei 46/94.
“Temos que fortalecer a luta para que esse direito seja efetivado, garantindo a autonomia principalmente das mães para que possam trabalhar tranqüilas, além do bom desenvolvimento dos filhos dos servidores e servidoras”, afirma a diretora sociocultural da ASSIN e delegada sindical do Sindipúblicos, Luciana Silvestre Girelli.
No que diz respeito ao auxílio alimentação, a reivindicação é que quem ainda não recebe o benefício passe a ter esse direito. “Também lutamos para que os que já recebem possam ter o valor reajustado, pois atualmente ele é irrisório e é o mesmo há 17 anos”, defende Luciana.
Constam ainda na pauta unificada do Sindipúblicos a definição da data base, já que não há um mês específico no qual servidores e servidoras possam receber o reajuste salarial. Outra importante bandeira de luta trata da reposição das perdas da inflação, pagamento de insalubridade e revisão do plano de Cargos e Salários de todos os órgãos do Estado.
Pautas da ASSIN
Na assembleia também serão discutidos dois pontos apresentados pela ASSIN. Um deles é o informe sobre os requerimentos administrativos encaminhados para a presidência do Incaper. Os requerimentos fazem reivindicações a respeito de questões como compensação de horas, uso de veículos oficiais, férias prêmio, seguro de veículos, entre outros. Outro ponto de destaque da luta da associação é a negociação do Plano de Cargos e Salários com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), ação esta protocolada pelo Sindipúblicos em novembro de 2012 e até esta data sem nenhuma resposta do governo do Estado.
“A ASSIN entende que somente com a soma e com a multiplicação de nossas ações poderemos criar o ambiente propício para conquistarmos nossos objetivos e sermos vencedores na luta por direitos”, defende Adolfo.