A coordenação do Prêmio Inoves – Ciclo 2016 divulgou, esta semana, os finalistas da premiação e entre os participantes, três associados da Associação dos Servidores do Incaper (Assin) e servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão com seus projetos na final da premiação, que é uma das mais importantes do setor.
O prêmio Inoves é uma iniciativa do governo do Estado que existe desde 2005 e estimula o desenvolvimento de ideias empreendedoras no serviço público capixaba. Neste ano, o tema escolhido para a premiação foi “Valorizando projetos que iluminam novos caminhos”.
Valorização, uma palavra contraditória para o governo que permanece ignorando a movimentação dos servidores e servidoras do Incaper que estão em greve há quase um mês. E mesmo diante do cenário de desmonte que o Incaper tem enfrentado, com falta de estrutura e até de materiais básicos, como gasolina e impressoras para o bom funcionamento dos serviços públicos oferecidos pelo Instituto, os servidores finalistas mostram a importância da categoria com o empreendedorismo e ideias inovadoras para o desenvolvimento da agricultura no Estado.
Nesta final do Prêmio Inoves, foram escolhidos três projetos para cada uma das oito categorias: Atendimento ao Cidadão, Práticas Transformadoras, Uso Eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Resultados para a Sociedade, Inclusão Social, Participação e Controle Social e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Sebastião Antônio Gomes, Luciana Silvestre Girelli e Erivelton Gonçalves da Silva são os associados que estão na final.
O resultado dos oito vencedores, que concorrem a um prêmio de R$ 16 mil em equipamentos de informática, um troféu e publicação das suas boas práticas divulgada na Revista Inoves, será divulgado no dia 1º de dezembro, em solenidade no Palácio Anchieta.
Conheça os projetos finalistas dos nossos associados:
Projeto: Polo de Tangerina: do plantio à comercialização
Coordenador: Sebastião Antonio Gomes
Categoria: Práticas Transformadoras
O projeto é coordenado pelo pesquisador e engenheiro agrônomo do Centro Regional Centro Serrano, Sebastião Antonio Gomes, e nasceu a partir de um problema econômico e social da comunidade de São Joaquim, em Alfredo Chaves. Lá, houve uma queda na produção da banana figo, o que levou à redução de postos de trabalho e renda dos moradores da região que dependiam da espécie.
Diante disso, a equipe do escritório local de Alfredo Chaves realizou diversas ações com o objetivo de ampliar a diversificação agrícola da região através da introdução do cultivo e a comercialização da tangerina Ponkan. O projeto deu certo e contribuiu para a melhora da renda dos moradores.
Projeto: Por dentro do Incaper: comunicação e valorização
Coordenadora: Luciana Silvestre Girelli
Categoria: Valorização do Servidor
Coordenado pela jornalista e servidora da sede do Incaper, Luciana Silvestre Girelli, o Por Dentro do Incaper é um informativo eletrônico semanal produzido e distribuído via e-mail para os servidores e servidoras do Instituto. Criado para preencher uma lacuna na comunicação interna da instituição, o informativo já existe há três anos e vem contribuindo para a formação e fortalecimento dos servidores e servidoras do Incaper.
“Como o Incaper é uma instituição que está em diversas cidades do Estado, o projeto do informativo, que existe desde 2013, vem para promover a integração dos servidores que estão em diferentes polos. Com o Por Dentro do Incaper, há uma maior socialização de informações entre os servidores. O informativo é também instrumento de divulgação dos trabalhos dos servidores valorizando, assim, a categoria”, conta Luciana.
Em pesquisa de opinião realizada com os servidores, 85% sentiram-se valorizados e reconhecidos após terem se visto no informativo, e 91% afirmaram que o material contribuiu para a valorização e o reconhecimento profissional dos servidores do Incaper. Além de Luciana, que coordena o projeto, fazem parte ainda da equipe os servidores: Aliana Pereira Simões, Cristiane Gianezi da Silveira, Iran Caetano Milanez, Juliana Raimundy Esteves, Marcos Roberto da Costa, Merielem Frasson da Silva e Rosana Fabris.
Projeto: Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade
Coordenador: Erivelton Gonçalves da Cunha
Categoria: Resultados para a Sociedade
O projeto, coordenado pelo Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Iconha, Erivelton Gonçalves da Cunha, surge no contexto de urgência em ideias agroecológicas e sustentáveis. Crise hídrica e uso desenfreado de agrotóxicos, são um dos problemas centrais que levaram à elaboração do projeto que visa contribuir com a produção de alimentos mais saudáveis por meio da agroecologia e agricultura orgânica.
Outro fator que influenciou a criação do projeto é que o município de Iconha é historicamente conhecido pela monocultura de banana, café e pecuária. “O projeto veio então para diversificar a monocultura e ampliar a cultura de produtos orgânicos. Com isso, os pequenos produtores melhoraram e expandiram a produção. Uma produção de alimentos saudáveis livres de agrotóxicos”, conta o coordenador do projeto.