Os servidores do Incaper participaram, nesta sexta-feira, 25, de manifestação contra a PEC 55 (antiga PEC 241), que congela os investimentos sociais, podendo causar um caos nos serviços públicos. A manifestação aconteceu pela manhã, em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), ocupado por alunos de escolas públicas, que estão no local desde o último dia 17 de novembro.
Os servidores deram seu apoio aos estudantes que estão acampados no local em protesto à PEC 55, que também retira recursos da educação. O presidente da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Edegar Formentini, fez um discurso ressaltando o apoio da Associação à ocupação realizada pelos estudantes. “Estamos também na luta por uma educação de qualidade e também que todos possam ter acesso a uma alimentação de qualidade, sem agrotóxicos”, disse.
Ainda esta semana, teve mobilização do comando de greve, em visita ao escritório de Governador Lindenberg. Servidores conversaram sobre o movimento, esclareceram dúvidas e também fizeram planejamento para as próximas ações que serão tomadas na região para manter informados sobre a greve a população e movimento sociais ligados ao campo.
As diretorias da Associação dos Servidores do Incaper (Assin) e do Sindipúblicos estiveram na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins, com o advogado do Sindicato, para esclarecer as dúvidas dos servidores sobre a legitimidade do movimento de greve e também para planejar as próximas ações de mobilização.
Também teve reunião estratégica com a comissão de mobilização junto aos servidores de Linhares, onde foram repassadas informações sobre o movimento de greve dos servidores do Incaper.
E na Terça-feira, 22, membros da comissão de mobilização se reuniram na sede do Sindipúblicos, para discutir, junto com o Sindicato, sobre novas ações do movimento grevista e como andam as negociações com o governo do Estado.
Rede Gazeta
Na última quinta-feira, 254, servidores do Incaper participaram do evento “A Força do Agronegócio”, na Rede Gazeta. Uma das ações do comando de greve, é que os servidores participem de todos os eventos relacionados à agricultura no Estado, onde comparecerá a diretoria do Incaper e o secretário de Agricultura.
Todos foram vestidos com a camisa de luta da Assin e por conta disso, o diretor de marketing da TV Gazeta disse que a roupa que estavam vestindo não era adequada, mas os servidores, após diálogo e liberação, entraram. Logo depois que o evento iniciou, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, deixou o local, sem nem apresentar a palestra que iria realizar.