Bom dia Colegas!
Na sexta feira, 25 de setembro, participei da reunião do Fespes e levei nossas propostas que levantei a partir de uma avaliação feita na sede, pelos participantes do Apagão e através de conversas telefônicas com oito representantes dos diversos núcleos (aqueles que consegui falar).
Nossas propostas são quase que unânimes no sentido de trabalhar um movimento igual ou maior do que aquele desenvolvido no Apagão. Foram muitas as indicações de se trabalhar uma greve geral do funcionalismo público.
Na reunião do Fespes não consegui emplacar nossas propostas. A alegação feita é de que o fórum não é autoridade para deliberar greve geral e que cada sindicato deveria tratar isto separadamente.
O Sindijudiciário fez isto e deliberou por greve. O Sindisaúde vai fazer assembleia para deliberar sobre greve. Os demais sindicatos não irão fazer isto no momento. O Sindipúblicos se colocou à disposição para convocar assembleia dos servidores do Incaper para discutir greve apenas nossa. Nos reunimos em diretoria da Assin e decidimos que, isoladamente, ainda não é o momento de discutirmos greve.
O Fespes decidiu por fazer uma mobilização na Assembleia Legislativa e tirou uma comissão para planejar o que fazer e quando fazer.
Em função dos encaminhamentos acima, a diretoria da Assin decidiu tocar nossa pauta específica e aguardar a reunião com a comissão de agricultura da Assembleia Legislativa para fazer a divulgação, uma vez que teríamos informações mais concretas para repassar.
Ontem, 29, ocorreu, na sede do Incaper, em Vitória, a reunião da diretoria da Assin com a diretoria do Incaper e com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, com os deputados Janete Sá, Padre Honório, Freitas e Eliane Dadalto. A reunião foi muito boa. Apresentamos e discutimos com detalhes a nossa pauta específica, conforme folder distribuído nos dias do Apagão.
Os deputados se comprometeram em agendar uma reunião com o Secretário de Estado da Agricultura com os mesmos participantes de ontem, onde a Assin apresentará a pauta para ser discutida novamente.
Achamos que nossa pauta específica está caminhando bem e a pauta geral não caminha com a velocidade que todos esperávamos. A reflexão feita em reunião da Diretoria Executiva é de que aguardemos clarear um pouco mais a situação da mobilização geral do Estado para definirmos nosso rumo.
É preciso que continuemos unidos, organizados e preparados.
A qualquer momento poderemos estar chamando uma assembleia geral para traçar nossos rumos.
Saudações,
Edegar Antonio Formentini
Presidente da Diretoria Executiva da Assin
É sempre bom contar com os colegas na luta e saber que o movimento tem tido novas adesões.