was successfully added to your cart.

Carrinho

Inverno e horta: tudo a ver!

Por 20 de junho de 2020Assuntos Gerais

Dia 20 de junho começa o Inverno. Um ótimo período para iniciar o plantio de hortaliças, mesmo em casa. Nosso colega, Aylton do Couto Carvalho, já cultiva sua horta há alguns anos, na varanda de casa. Achou esse espaço no apartamento para plantar hortaliças, legumes, ervas e algumas plantas medicinais. E, nesses dias de quarentena, devido à Covid-19, ainda virou um ótimo passatempo.

Aylton escreveu um pequeno texto, a convite da ASSIN, sobre essa experiência. E nos apresentou a sua horta de varanda. Tem hortaliças, temperos e plantas medicinais. O pé de couve, que já tem mais ou menos dois anos, até serve de apoio para outro pé, o de tomate. Ele também planta coentro, salsa, manjericão, cebolinha, pimenta malagueta e, até, alfavaca, alecrim e hortelã. E ainda tem capim cidreira, ou capim limão, que, segundo ele, “é digestivo e auxilia em algumas infecções, inclusive do pulmão”.

Confira!

Sempre fui apaixonado por plantio de hortaliças, independente da pandemia.

Uma horta caseira, além trazer mais saúde, por ser orgânica, também é uma economia para toda família.

Nesse momento o qual estamos atravessando, devido à Covid-1 – causando a nossa permanência em casa – devemos aproveitar o tempo, ao máximo, ocupando nossa memória e exercitando nossas mãos.

A minha terapia é fazer a horta de varanda. Essa é uma das sugestões que daria para alguém .

A gente tem que ter muito cuidado com as plantinhas. Para que elas desenvolvam bem, devemos ter bastante carinho, observar o seu crescimento, molhar todos os dias, sendo que umas precisam de uma quantidade maior de água que outras; observar pragas, caso apareçam; e sempre afofar a terra ao redor dos caules das hortaliças, com as pontas dos dedos. Para fazer uma horta precisamos ter, também, terra de boa qualidade.

Muita gente acha que não tem habilidade para horta. Basta tentar, perseverar e pesquisar. Hoje, a facilidade de informação, na internet, é muito grande. Lá a gente encontra diversas ferramentas que podem contribuir para o cultivo.

Com relação às sementes primitivas, para o plantio da horta, alguns produtores estão com muita dificuldade de encontra-las, de um modo geral, inclusive as hortaliças. Andando pelo interior, a gente às vezes ainda consegue encontrar algumas mudas tradicionais, como de couve manteiga, taioba, cebolinha verde, etc.. 

Ainda é possível encontrar sugestões de ferramentas, sementes e, também, tirar dúvidas de como se fazer hortas de varandas e quintais.

Uma dica que eu dou para aqueles que estão em casa, nessa quarentena, como uma forma de ocupar o tempo, é fazer uma horta de varanda. Vai enfeitar o ambiente de sua casa como, também, você poderá usar os temperos e consumir as hortaliças fresquinhas, cultivadas por suas próprias mãos.

A que precisar, estarei sempre à disposição.

Texto e fotos de Aylton do Couto Carvalho.

 

Deixar um Comentário