Agora, o Incaper tem uma assistente social para atender aos servidores do instituto. O trabalho será realizado pela servidora Rafaela Silva Lima Fuentes, que trabalhou por sete anos no Serviço de Atendimento Psicossocial do Iases, Lá, o serviço dela era realizado com o apoio da psicóloga Nivea Dalmaschio Daltoé, que também foi transferida para o Incaper.
A ASSIN fez uma entrevista com a assistente social Rafaela Fuentes, principalmente para apresenta-la aos servidores do Incaper e, ainda, trazer informações sobre como sua atuação poderá contribuir com os trabalhadores do instituto. Confira!
ASSIN – De que forma você acredita que poderá contribuir com os servidores do Incaper?
Rafaela Silva Lima Fuentes – Trabalhei por mais de 7 anos no Serviço de Atendimento Psicossocial do IASES. Nosso serviço era voltado ao acolhimento, encaminhamento e acompanhamento dos servidores. Além disso, também eram realizadas atividades especialmente voltadas para a qualidade de vida no trabalho. Com essa experiência acumulada, acredito que poderei contribuir por meio do atendimento qualificado ao servidor, além da implementação de projetos voltados para a qualidade de vida no trabalho.
A – Há algum planejamento já pensado para o trabalho a ser desenvolvido com os servidores?
R. S. L. F. – Já formulamos uma proposta inicial de trabalho onde será realizada a aplicação de um Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento – ITRA, para levantarmos a percepção dos servidores quanto aos diversos aspectos de trabalho. Esse questionário será enviado aos servidores por e-mail, em virtude da pandemia. Também já estamos organizando a melhor forma para a realização do atendimento psicossocial aos servidores. Os demais projetos ainda estão sendo pensados e serão melhor fundamentados a partir do resultado do Inventário.
A – Quais seriam as políticas de enfrentamento que você poderá contribuir?
R. S. L. F. – Um dos trabalhos que gostamos de focar é no combate ao assédio moral. Sei que esse é um tema bastante sensível na administração pública. No entanto, somente quando começarmos a falar sobre ele, conseguiremos combate-lo. Também temos outras frentes de trabalho como promoção da saúde, em especial da saúde mental.
A – Atualmente, há um aumento, em nosso Estado, do número de casos de violências contra a mulher. É possível atender a demanda, interna, também nessa questão? De que forma?
R. S. L. F. – A questão da violência doméstica, em especial contra a mulher, é uma questão que mexe muito conosco. Ainda vivemos uma realidade muito dura, onde o número de feminicídio cresce a cada dia. Acho que essa questão é muito possível de ser abordada em nosso atendimento individual, mas acredito que é muito mais eficaz quando há uma rede de apoio estabelecida. Por mim, seria muito legal se conseguíssemos formar um Coletivo de Mulheres para, além de debatermos essa e outras questões, formar uma rede de entreajuda e apoio.
A – Também temos casos de servidores que, já em decorrência do serviço público, já apontavam alguns problemas pessoais, de estresse e depressão (por exemplo), e que foi agravado com o período atual da pandemia. Como pode ajudar?
R. S. L. F. – Trabalhar as questões relacionadas à saúde mental do servidor é um trabalho que acho fundamental de ser desenvolvido. O acolhimento ao servidor que sofre, independente de qual é a origem do sofrimento, é de extrema importância, pois é a partir desse acolhimento que o servidor poderá ser sensibilizado quanto à necessidade de auxílio profissional.
A – Quais dicas você pode dar aos servidores, para ajuda-los a manter a saúde mental, nesse período de pandemia?
R. S. L. F. – Essa pandemia nos força a desacelerar, um pouco, e a olhar as coisas do nosso cotidiano por outro ângulo. Nesse momento, é importante tentar se manter calmo e incluir em seu dia a dia atividades que sejam prazerosas. O “não fazer nada” também pode ser bom, nos ajuda a olharmos para dentro de nós mesmos.
A – Como os servidores podem ter acesso ao seu trabalho?
R. S. L. F. – Estou localizada na Gerência de Pessoas, mas durante a pandemia estou em Home Office. Por enquanto, podem enviar e-mail para rafaela.fuentes@incaper.es.gov.br com as demandas individuais.