João Batista Silva Araujo*
O INCAPER é uma instituição executora de política pública. Por meio dele são desenvolvidas diversas ações, tanto de Ater quanto de pesquisa, todas pertinentes ao papel do Estado como indutor do desenvolvimento de forma sustentável. E os (as) servidores (as) são fundamentais em todos esses processos.
Entre os serviços prestados à população, dou destaque aos trabalhos desenvolvidos pelo Incaper por meio das diversas pesquisas realizadas pelo instituto, principalmente em áreas de baixo interesse de corporações privadas e/ou em áreas de interesse público, onde reforça, ainda mais, a importância de sua função para com o serviço público prestado à população, em especial à agricultura familiar e aos pequenos produtores
O Incaper trabalha, na pesquisa, com visão agroecológica, onde se destaca a agricultura orgânica, sendo o instituto referência nacional e, ainda, dono da unidade de pesquisa mais antiga do Brasil. Em instituição pública, há outra pesquisa referência do Incaper, desenvolvida com galinhas caipiras. Sem contar tantar outras ações, tanto na meliponicultura, com abelhas sem ferrão; quanto nas plantas de cobertura, nos sistemas agroflorestais e na compostagem, por exemplo.
O Incaper ainda coordena pesquisas em diversas culturas que concentram um certo interesse econômico, para o Estado. Na cafeicultura, por exemplo, o Instituto é referência na cafeicultura de conilon, desenvolvendo variedades, conhecimentos no manejo de solo, adubação e nutrição, assim como manejo fitossanitário e qualidade do café. Desenvolve, também, um melhoramento genético e a seleção de variedades de diversas culturas, tais como abacaxi, banana, mamão, café, milho, feijão, hortaliças, etc.
Todas essas ações são promovidas e realizadas pelos pesquisadores e demais servidores do Incaper, que ainda desenvolvem atividades diretas com o público em ações conjuntas com a Extensão Rural, por meio de visitas e atendimento direto nos centros experimentais; ou na prestação de serviços laboratoriais, como a identificação de pragas e doenças, sendo um serviço muito solicitado por agricultores e técnicos capixabas. Nosso instituto ainda possui estações meteorológicas, espalhadas pelo Estado, e gera informações climáticas referenciais para atividades afim.
É essencial reconhecer a importância do Incaper para com o Espírito Santo. Mas também é fundamental apontar os desafios que ainda precisam ser superados na estrutura da instituição. E acredito que, o principal deles, seja a reposição do quadro de pessoal, em todos os níveis. É preciso que o Governo entenda a urgência de realizar um concurso público para o Incaper. Assim conseguiremos manter forte a estrutura que tanto fez pelo nosso Estado.
* Eng. Agrônomo e Pesquisador do Incaper.