No Dia do Zootecnista, celebrado em 13 de maio, convidamos Maíra Formentini, agente de extensão em desenvolvimento rural, zootecnista extensionista do Incaper, para escrever sobre essa profissão tão importante na produção animal. Confira!
Zoo o que? É tipo veterinária? Nesses quase 13 anos de formada, já perdi as contas de quantas vezes respondi essas perguntas e passei horas tentando explicar o que significa essa profissão tão linda, capaz de mudar o mundo. Nossas áreas são diversas… Somos os profissionais da produção animal. Trabalhamos com manejo, melhoramento genético, nutrição, processamento de alimentos, entre tantas outras áreas nas quais podemos atuar, trabalhando com qualquer animal útil ao homem, seja ele para alimentação, produção de fármacos ou, até mesmo, na criação de pets.
Ser mulher nessa área é um desafio maior ainda. Enfrentar o preconceito no olhar de cada um, duvidando dos seus conhecimentos e habilidades é a tarefa mais difícil. Por muitas vezes, ouvi sem rodeios pessoas falarem: “Nossa, não esperava você?!”. Por quê? Por que sou mulher, ando maquiada e de salto? Quando estou a campo, visto minha botina e vou à luta. Faço todo trabalho necessário para o desenvolvimento das minhas atividades.
Hoje, realizada na profissão, como zootecnista extensionista do Incaper, posso dizer que sou profissionalmente feliz! Cada dia conquisto mais espaço na minha área de atuação e vejo reconhecimento no rosto das pessoas que caminham ao meu lado. Sou grata a todos os professores e profissionais que passaram pela minha vida, alguns mais presentes, outros in memoria.
Nesse dia do zootecnista, quero desejar que nossa profissão seja cada dia mais reconhecida e valorizada, pois afinal de contas, somos os principais responsáveis pelo sucesso da produção animal neste mundo!