(1957: Visita do engenheiro agrônomo José Ramalho e da economista doméstica Maria de Lourdes Araújo à propriedade do Maximiliano Milanês, em Marilândia. Fonte: Incaper )
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) comemora hoje seus 59 anos de existência, já se preparando para festejar, no ano que vem, seus 60 anos. A instituição nasceu com o início das atividades da Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo (Acares) no Estado, em 16 de novembro de 1956, quando um um jipe começou a percorrer as estradas rurais do Espírito Santo com o objetivo de melhorar a renda e o bem-estar das famílias do campo.
De lá para cá, o Incaper se tornou uma presença forte e importante para a economia capixaba e também para o desenvolvimento da agricultura no Espírito Santo. O Estado é hoje o segundo maior produtor de café do país, com cerca de 25% da produção nacional, sendo que os cafés produzidos nas montanhas capixabas ocupam hoje uma posição de destaque.
Isso sem contar o crescimento cada vez mais contante da agricultura orgânica no Espírito Santo e também a participação sempre crescente da agricultura capixaba nos programas federais, em destaque o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Essa história foi escrita a muitas mãos, de servidores sempre prontos a entregar o seu melhor para contribuir com o crescimento da agricultura no Estado. E também de parceria com as famílias rurais e produtores agrícolas, levando tecnologia, conhecimento e perseverança em suas visitas pelo interior do Estado, desbravando novos caminhos e entregando soluções.
Desde o início da história do Incaper, os servidores que passaram pelo Instituto sempre tiveram como prioridade fazer a coisa certa e de forma ética, para promover o crescimento em igualdade de oportunidades para todos. Mesmo em épocas mais difíceis, como o período da Ditadura Militar (1964-1985), os servidores do Incaper assumiram o compromisso de honrar com sua missão de levar propostas que atendessem às comunidades do campo, ajudando-as a desenvolverem adequadamente.
E é por isso que a Assin, que nasceu com o intuito de lutar ao lado dos servidores do Incaper, faz questão de ressaltar a importância desses homens e mulheres que construíram a história dos 59 anos do Instituto e têm contribuído para que o futuro da instituição seja de prosperidade e de ações assertivas para a agropecuária capixaba.
Parabéns ao Incaper e a todos os servidores que fizeram e fazem parte dessa história!