Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quinta-feira, dia 02 de setembro, os/as servidores/as do Incaper aprovaram a formação de uma Comissão que vai cobrar do Governo do Espírito Santo a nova reestruturação de cargos e salários, respeitando o documento que foi aprovado durante o Seminário “Incaper que queremos”, realizado em 2019 e que contou com a participação da categoria.
Ainda foi aprovada a proposta de ser realizada uma nova assembleia, esta para decidir sobre um indicativo de greve da categoria e com data a ser definida e divulgada pelo Sindipúblicos e pela ASSIN. Durante a assembleia, também foi aprovada a destituição da atual diretoria do Incaper. Assim, será encaminhado um pedido de destituição dessa atual diretoria, formada pelos diretores Cleber Guerra e Sheila Prucoli e o presidente Abraao Carlos Verdin Filho. E ainda foi aprovada a proposta para que a direção passe a ser escolhida por meio de uma lista tríplice, garantindo a participação dos servidores de forma democrática.
Comissão
A comissão, criada durante a assembleia, é formada exclusivamente por servidores/as do instituto, com dois representantes (sendo um suplente) por cada quadro que compõe a categoria, incluindo agentes de pesquisa e de extensão, analistas, técnicos agrícolas e de suporte, assistentes e auxiliares. A comissão não terá participação da diretoria do instituto.
Essa decisão partiu após a discussão, durante a Assembleia, sobre a decisão da atual diretoria do Incaper em solicitar, por meio de ofício e ao governador Renato Casagrande, a correção do que eles consideram como distorção percentual do salário somente de pesquisadores com titulação de doutorado. Essa postura não foi aprovada pelos participantes da Assembleia, que contou com mais de 230 servidores/as do Incaper, somando os presentes e os que estavam acompanhando de forma remota, online, por meio de uma sala criada no Google Meet.
Dessa forma, foi solicitada a criação de uma comissão, sem a participação da diretoria do Incaper, para que sejam defendidos os interesses de todos/as os/as servidores/as, e não somente de uma parte da categoria. Como dito durante a Assembleia por um dos participantes, o momento atual é difícil, e é difícil para todos/as.
Todas as propostas apresentadas durante a assembleia foram aprovadas pela maioria dos/as presentes, somando os votos de quem estava acompanhando presencialmente e online.
Concurso Público
Antes de finalizar a Assembleia, sendo concluída pontualmente às 14 horas, foi tratado o segundo ponto de pauta: o Concurso Público para o Incaper. Além das informações relacionadas ao assunto, que segue em período de análise e de construção por meio do Grupo de Trabalho, foi solicitado pela categoria que seja considerada, dentro dos critérios de formação dos futuros profissionais do instituto, os cursos ligados à formação social, considerando a importância desses conhecimentos para a atuação do Incaper junto à sociedade como um todo.
Ainda foram passados alguns informes para a categoria, a exemplo do plano odontológico Uniodonto e as mudanças relacionadas ao Bradesco Seguros. Também se falou da ação que será realizada no próximo dia 07 de setembro, durante o Grito dos Excluídos, contra a PEC 32; e da caravana que segue para o ato em Brasília, dia 14/09, com a escolha dos nomes dos associados Edegar Formentini e Geraldo Mendes da Silva como representantes da Associação.
Também foi informada a situação de alguns processos de solicitação de aposentadoria, que seguem parados no IPAJM por conta de uma decisão do Tribunal de Contas. A ASSIN e o Sindipúblicos já estão se mobilizando sobre o assunto, inclusive com reuniões previstas para conversar com a PGE e o TCU.