was successfully added to your cart.

Carrinho

Ações para redução dos custos institucionais prejudicam servidores e servidoras do Incaper

Por 4 de abril de 2015Assuntos Gerais

Apesar de um estudo feito pelo Sindipúblicos apontar boa saúde financeira no Estado, o governador Paulo Hartung alega que o Espírito Santo está passando por uma crise. Baseado nisso, o governo determinou cortes nos gastos públicos nos seus órgãos e entidades, refletindo inclusive no Incaper. Assim sendo, algumas medidas foram adotadas internamente para redução dos gastos do instituto, especialmente com relação ao uso de energia elétrica e combustível.

A Associação dos Servidores Públicos do Incaper entende que boas práticas sustentáveis são sempre bem-vindas, contudo, recrimina atitudes drásticas que afetam as condições de trabalho do servidor, comprometendo seu bem-estar, produtividade e, sobretudo, a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Uma dessas medidas é a que limita o uso do ar condicionado na sede do instituto. Os aparelhos só podem ser ligados às 9h, ou seja, uma hora após o início do expediente institucional, e desligados meia hora antes do término do expediente. Essa medida pegou de surpresa os servidores. “Isso foi feito em pleno verão, num momento em que o Espírito Santo passava por um período de extremo calor, tornando o ambiente de trabalho completamente desconfortável”, afirma a Diretora Administrativa-Financeira da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Katarina Ratzke.

Outra medida para racionamento dos custos institucionais foi a retirada das lâmpadas dos corredores da sede do Incaper. Espera-se que essas ações não se estendam às unidades de trabalho, reduzindo a luminosidade e prejudicando a saúde e o desempenho dos servidores.

Além disso, houve um corte linear no uso de combustível por veículo no Incaper, sem levar em consideração as especificidades de cada unidade organizacional. Também foi limitado o uso dos carros da sede para as demais unidades descentralizadas do instituto e vice-versa, para todas as terças e quintas, respectivamente.

Pesquisa de Opinião

Para consultar os servidores sobre o melhor horário para o desligamento dos aparelhos de ar condicionado na sede do instituto, a autarquia, por meio da Comissão de Redução de Custos do Incaper, elaborou uma pesquisa de opinião on line. Nessa pesquisa, os servidores tiveram a opção de escolher uma das alternativas apresentadas ou sugerir novas.

As sugestões propostas foram as mais diversas possíveis, desde o estabelecimento de horário flexível por setor para desligamento dos aparelhos de ar condicionado até a manutenção do uso do ar condicionado numa temperatura ambiente. Entretanto, a proposta de maior destaque foi a redução da carga horária de trabalho para diminuição do consumo energético e hídrico.

Dessa forma, antes da escolha e aplicação de qualquer medida para redução dos custos institucionais é fundamental saber o que os servidores têm a dizer sobre o assunto e considerar o impacto dessas medidas na qualidade de vida e condições de seu trabalho. Também é bom refletir se esse tipo de racionamento é a melhor forma de contenção de despesas e se de fato representa uma parcela significativa na redução dos gastos institucionais.

Deixar um Comentário