was successfully added to your cart.

Carrinho

Assin une servidores contra o sucateamento do Incaper

Por 25 de agosto de 2018Assuntos Gerais

A Assin realizou nesta quarta-feira (22/08) uma assembleia na região Sul, na cidade de Cachoeiro, para deliberar sobre as próximas ações da categoria no processo de denúncia que mostra o sucateamento do Incaper e as péssimas condições de trabalho que os servidores enfrentam todos os dias.

O presidente da Assin, Samir Seródio, avaliou que a participação dos servidores nos debates foi muito expressiva. ” Os servidores mais do que nunca precisam estar unidos em defesa do instituto, dos salários de melhores condições de trabalho e do seu papel social para o fortalecimento da agricultura familiar, da inovação nas técnicas de cultivo da produção agrícola do nosso estado”, frisa Seródio.

Durante o encontro, a direção da Assin também apresentou a segunda etapa da Campanha de Valorização dos Servidores que começou nesta terça-feira (21/08) com a divulgação de vídeos, posts no facebook e a inserção de outdoor em várias cidades do estado. A campanha – que deve durar cerca de dois meses – é um instrumento a mais para sensibilizar a população sobre os problemas do instituto e a importância do mesmo para a sociedade capixaba.

Na assembleia, o associado e assessor  técnico da Fetaes, Reginaldo Armelao, fez um panorama da situação do instituto, da Ater e da Agricultura Familiar no Estado do Espírito Santo. Armelão afirmou que é necessário que todos os servidores façam a defesa incansável das políticas públicas para que o campo continue a produzir alimento e riqueza para todos. “ Esse é o propósito maior da Ater. Ela foi criada com este intuito.”, avaliou.

O companheiro ainda destacou a atuação da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Espírito Santo (Fetaes), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Sem Terra (MST/ES) no fortalecimento da agricultura familiar, mesmo diante da falta de compromisso dos governos e até da própria sociedade que por vezes vê os Movimentos Sociais do Campo como grupos de “baderneiros e vândalos”.

Para o assessor técnico da Fetaes, uma alternativa que vem sendo desenvolvida no rural capixaba é a aproximação e valorização do jovem na Agricultura Familiar, com forte foco em uma educação com base na pedagogia da alternância.

Ele finalizou sua explanação salientando que hoje o entendimento é de que não existe espaço para o discurso de que “o produtor tem que se preocupar da porteira para dentro” e que todos – Fetaes, Assin, Incaper, MST, MPA e o Incaper- têm de se unir no sentido de quebrar este paradigma que ainda norteia o pensamento de muitos.

O Diretor Administrativo da Assin e presidente da Comissão de Mobilização e Greve, Iran Milanez, destacou a importância do debate e sua contribuição para evidenciar a necessidade dos servidores estarem articulados com o público atendido pelo Incaper.

“Nós precisamos trazer todas essas pessoas para somar com nossa luta contra o sucateamento das estruturas do Incaper. No próximo dia 29/08, vamos nos reunir com os companheiros de Nova Venécia para seguir nos encaminhamentos e decisões para nossa luta”, concluiu.

Os servidores que participaram da assembleia realizada em Cachoeiro aprovaram as seguintes propostas:

✅ Elaboração de documento para ser apresentado aos candidatos ao Governo do estado com um breve diagnóstico da situação em que se encontra o Incaper e as diretrizes e premissas que devem nortear a política de desenvolvimento rural e, em especial a gestão do instituto no que se refere ao quadro técnico, perfil dos gestores, gestão compartilhada com os servidores. Para elaboração deste documento, será criada um grupo de trabalho;
✅ Realização de atos públicos no mês de setembro para denunciar o descaso com o órgão e a categoria
✅ Criação de uma comissão para planejamento e organização das ações de enfrentamento e resistência ao sucateamento do Incaper.

 

 

Confira a nossa galeria de fotos:

Deixar um Comentário