Ocupar a mente e manter a saúde em dia. Pode até parecer que é difícil, mas muitas das atividades que já praticamos, diariamente, contribuem para a nossa saúde mental. A Unimed Vitória tem uma cartilha especial, falando sobre isso. Confira aqui!
Para motivar que mais associados/as coloquem, em prática, algumas dessas dicas apontadas pela cartilha, resolvemos falar sobre o assunto lá no grupo com os/as aposentados/as, no Whatsapp. A ideia partiu da diretora Social e de Saúde da ASSIN, Maria Isabel Medeiros Duarte, que aproveitou para mostrar um pouco do seu trabalho manual, com o crochê.
E não é que a história deu frutos? Por isso, trouxemos, aqui, ao menos dois desses exemplos, apresentados pelas aposentadas Marilene Casale e Angela Maria Cardoso dos Santos.
A Angela, por sinal, nos contou que, para não ficar ociosa, resolveu ocupar a mente e o corpo com trabalhos manuais. E deu tão certo! “Depois da aposentadoria resolvi abrir um artesanato. A Artes Cardoso. Faço caixas decoradas, além de trabalhos manuais de crochê, pintura em telhas e, até, pesos de porta”, conta. E são trabalhos lindos!
Já a Marilene mantém sua relação com os trabalhos manuais apenas para relaxar, aliviar a mente e ainda mantê-la ativa. “Aprendi o crochê bem nova, aos 12 anos. Também sei fazer tricô e ponto cruz, mas não gosto muito. Minha terapia é mesmo o crochê. Faço por prazer”, disse.
E aí, ficou inspirado? Quer participar do grupo de whatsapp Aposentados Ativos, da ASSIN? Entre em contato com as secretárias da Associação e peça sua inclusão no grupo. E aproveite para nos mostrar o que tem feito para ocupar e exercitar a sua mente.