was successfully added to your cart.

Carrinho

Covid-19: Após retorno, Sede do Incaper tem servidores contaminados e com suspeita

Por 31 de agosto de 2020Assuntos Gerais

O Sindipúblicos recebeu denúncias que seis servidores que atuam presencialmente na Sede do Incaper em Vitória foram contaminados pela Covid-19. E outros cinco estariam com suspeita. Dentre esses, dois seriam funcionários terceirizados.

“Não temos condições adequadas. Inclusive a alimentação é realizada em um refeitório compartilhado, o que pode agravar a situação” comenta um servidor.

Os servidores comentam que, mesmo com revezamento, houve essa contaminação. Com isso, avaliam que, caso o governo insista no retorno dos demais profissionais, no dia 14, poderá aumentar os casos e, inclusive, ter perdas de vidas como ocorrido com o servidor do Detran, Perini.

“Como ficam as mães? Quem depende de transporte público? Servidores com comorbidades ou que moram com pessoas do grupo de risco?” questiona uma servidora.

A equipe de comunicação do Sindipúblicos buscou o Incaper que respondeu em nota (abaixo) que confirma apenas três pessoas contaminadas. Ainda especifica as medidas adotadas e também orienta quanto aos casos de servidores do grupo de risco ou que convivem com pessoas desse grupo, bem como mães.

O Sindicato reforça a importância dos servidores que estiveram trabalhando e testaram positivo registrar junto à entidade e abrir um CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho). Também comunica que está atuando para que o governo Casagrande cumpra as determinações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sem colocar os seus servidores em risco. E encaminhará denúncia do caso ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para devidas providências.

NOTA DO INCAPER

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informa que, atualmente, foram confirmados somente três casos positivos de Covid-19 atestados em servidores do órgão. Os servidores tiveram licença de suas atividades para o tratamento da doença.

Com a determinação do Governo Estadual para a volta de 50% do efetivo ao trabalho presencial, estão sendo tomadas todas as medidas sanitárias para combate ao novo Coronavírus (Covid-19) na sede do Incaper, bem como a ampliação da frequência de limpeza e desinfecção de áreas comuns e maior higienização dos sanitários.

O Incaper também adotou medidas que promovem reuniões on-line e está suspendendo reuniões presenciais e outras atividades que promovam aglomeração. Na impossibilidade de suspendê-las, as reuniões estão sendo realizadas em ambiente ventilado e mantendo o distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas.

De acordo com as normas da Secretaria de Estado da Saúde, estão sendo adotadas recomendações gerais aos servidores em trabalho presencial como:

• Utilizar máscara desde a saída da residência até a chegada ao local de trabalho;
• Higienizar as mãos ao adentrarem no serviço. A higienização deve ser feita com água e sabão líquido ou, na impossibilidade, utilizar álcool em gel a 70%;
• Higienizar pertences trazidos de casa, antes de guardá-los em espaços de uso comum. A higienização deve ser feita com álcool a 70%;
• Levar para o trabalho somente pertences pessoais indispensáveis à realização das atividades.

Em relação às mães com filhos em idade escolar, servidores com comorbidades e servidores que convivem com familiares do grupo de risco, conforme aborda a demanda, é informado que para o requerimento de trabalho remoto os servidores devem apresentar as seguintes condições:

I – gestantes e lactantes;
II – com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, com comorbidade atestada; e
III – portadores de doenças respiratórias crônicas ou comprometedoras de imunidade, devidamente comprovadas por laudo médico.

O afastamento para trabalho remoto é obrigatório apenas às lactantes e gestantes; nas outras hipóteses, deverá o servidor do grupo de risco manifestar formalmente interesse em realizar suas atividades de forma remota, via requerimento.

Nas unidades do Incaper no interior do Estado, foi registrado somente um caso de Covid-19.

 

Deixar um Comentário