A dica de leitura, esta vez, é do nosso colega Rosenilto Traspadini, auxiliar em desenvolvimento rural, na Fazenda Experimental de Marilândia, do Incaper; e estudante de Licenciatura em Ciências Agrícolas, do IFES, Campus Itapina. Ele sugere a leitura do livro “Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil”, de Paolo Nosella.
A obra é fruto do trabalho desenvolvido no mestrado de Nosella (1977), que também fez o doutorado (1981) em Filosofia da Educação na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Confira a dica de Rosenilto*.
Paolo Nosella é italiano de nascimento (1942), mas mora no Brasil desde a década de 1970. Veio ao Brasil para trabalhar com educação popular, participando da criação das primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs). Aqui fez mestrado (1977) e doutorado (1981) em Filosofia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e fixou residência no município de São Carlos, em São Paulo.
Nosella compõe uma geração de pesquisadores que constituiu a educação como um campo de pesquisa científica, no Brasil, ainda nos anos 1970. É um dos pioneiros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Educação (ANPEd), onde teve (e tem) participação destacada no GT09 – Trabalho e Educação, do qual é um dos fundadores.
O livro “Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil” é fruto do trabalho desenvolvido no mestrado de Nosella, com dissertação defendida em 1977, sob o título “Uma nova educação para o meio rural: sistematização e problematização da experiência educacional das escolas da família agrícola do movimento de educação promocional do Espírito Santo” (1977), sob a orientação de Dermeval Saviani (que escreveu o prefácio do livro). Sua publicação resgata um texto que trata de temática muito relevante, no Brasil atual, a Pedagogia da Alternância, recuperando as suas origens, algumas de suas conformações em diferentes países e sua experimentação brasileira na EFA, revelando também diferentes problemas neste uso.
Quando falamos em educação do campo, sempre lembramos de nossas Escolas Família Agrícola (EFA), e este material em todo seu conteúdo nos mostra o principio de tudo, desde sua origem até sua organização hoje. Mas o fundamental é mostrar as dificuldades que haviam e que ainda rodeiam o formato pedagógico escolhido para atender ao povo camponês. Este livro nos faz enxergar e entender a sistemática por trás de toda uma luta que sempre foi pelo povo do campo, para atender aos anseios e sonhos de uma formação educacional e cultural para os menos favorecidos.
Hoje, mesmo com toda sua dificuldade, a pedagogia da alternância consegue expor um método funcional e satisfatório, tornando a vida de muitos camponeses melhor. Vale a pena a leitura, para conhecimento de uma pedagogia pouco conhecida e muito importante, onde hoje é, ate mesmo, parceiro de trabalho e de experiência, Incaper x Escola Família Agrícola.
* Rosenilto Traspadini é Auxiliar em Desenvolvimento Rural, na Fazenda Experimental de Marilândia, e estudante de Licenciatura em Ciências Agrícolas, do IFES, no Campus Itapina.