Foi em 27 de janeiro de 1945 que as tropas soviéticas descobriram o mais terrível dos campos de concentração do Nazismo de Hitler. Somente no campo Auschwitz-Birkenau foram assassinados quase 1 milhão de judeus. A data se tornou histórica e representativa, apesar das dores que causou, tanto que 27 de janeiro passou a ser defendido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Essa data nos ajuda a lembrar do quanto é essencial defender e lutar pelos direitos fundamentais de todos, incluindo o direito à vida e à liberdade religiosa. A Assin repudia o antissemitismo, o racismo e qualquer preconceito. Afinal, foi pelo ódio que milhões de pessoais, principalmente judeus, foram assassinados durante a 2ª Guerra Mundial, nos campos de concentração construídos pelo exército alemão.
O holocausto, que nos assusta até os dias de hoje, é um produto do racismo biológico defendido e propagado pelos nazistas. Vamos celebrar o dia 27 de janeiro como uma data de combate ao ódio, seja qual for.
Defendemos o amor e o respeito ao próximo!
DICA CULTURAL
Para ajudar a entender um pouco mais do que foi o Holocausto, assista ao filme Negação. O drama é baseado em fatos, e acompanha os passos de uma historiadora que precisa provar no tribunal que o Holocausto aconteceu. Ela chegou a ser acusada de difamação por um homem famoso. Ficção bem próxima do que acontece nos dias de hoje, já que constantemente é possível acessar, pelas redes sociais, depoimentos de pessoas que afirmam que os campos de concentração nunca existiram.
Assista: https://www.netflix.com/br/title/80115017?trkid=13747225&s=a&t=wha