was successfully added to your cart.

Carrinho

Dica cultural: livro 1808, de Laurentino Gomes

Por 4 de outubro de 2019Assuntos Gerais, Coluna dos Associados

Retomamos as dicas culturais da Assin. E o primeiro a nos presentear com uma dica de leitura é o Analista de Suporte em Desenvolvimento Rural do Incaper e, ainda, revisor de textos, Marcos Roberto da Costa.

Confira, logo abaixo, o que ele achou do livro 1808, de Laurentino Gomes.

O período que vai da chegada da corte e da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, e seu retorno a Portugal, em 1821, representou um dos momentos mais significativos da história do nosso país. Durante uma década e meia, houve mais mudanças do que em qualquer outro período da vida nacional. O Brasil deixou de ser uma simples colônia atrasada para se tornar uma nação independente.

A vinda de D. João VI transformou o país, principalmente o Rio de Janeiro, que se tornou a sede do império português e, consequentemente, viu um desenvolvimento acelerado em inúmeros aspectos, como infraestrutura, cultura, educação, economia, costumes, entre outros. No entanto, essas mudanças profundas trouxeram tanto impactos positivos quando negativos, e que em parte moldaram a identidade, a cultura do nosso país e o nosso modo de vida hoje.

Apesar de toda a transformação ocorrida, a leitura dos fatos daquela época nos faz refletir sobre o presente e desafios semelhantes mesmo depois de mais de 200 anos passados: “Entre outras carências, a colônia precisava de estradas, escolas, tribunais, fábricas, bancos, moeda, comércio, imprensa, bibliotecas, hospitais, sistemas de comunicação eficientes. Em especial, necessitava de um governo organizado que se responsabilizasse por tudo isso”.

Enfim, fica a dica de leitura de 1808, de Laurentino Gomes. Nesse recorte histórico, podemos encontrar algumas pistas sobre as inúmeras razões que nos tornaram o país que somos.

Deixar um Comentário