Um grande encontro entre o campo e a cidade é o que esta acontecendo durante a 2ª Feira de Produtos da Reforma Agrária do Espírito Santo, que começou hoje (14), na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e segue até este sábado (16).
O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e traz a diversidade do campo capixaba para a cidade, com alimentos in natura e de agroindústrias camponesas. Além dos alimentos, a Feira também vai promover debates, eventos culturais e muitos shows.
Entre uma venda e outra, Josiane Bruziguine de Jesus, conta que veio de São Mateus, do Assentamento Zumbi dos Palmares, e é a primeira vez que participa da Feira da Reforma Agrária. “Estou adorando ver essa diversidade de produtos. A Feira é uma grande oportunidade para quem esta produzindo vender. Principalmente nós que viemos do interior, às vezes não conseguimos estar presentes e mostrar nossos produtos para um público diferente”.
A família de Josiane produz licor e cocadas, mas ela também trouxe produtos dos assentamentos vizinhos. Ela conta que cada família produz algo diferente, como verduras, legumes, frutas, pães, café e biscoitos.
Já o agricultor Roberto Silva da Paixão está pela segunda vez na Feira e veio de Pedro Canário, do Assentamento Valdicio Barbosa. “Eu trouxe produtos de várias partes do estado e todos orgânicos. Tem aipim, farinha, limão, mamão, abobora banana, mel, tudo de qualidade e espero que todos compareçam para valorizar a produção familiar capixaba e para comprar também”, comenta rindo.
Além dos alimentos, há também produtos agroindustrializados, como a Cachaça Crioula, leite, arroz e outros cereais; mudas de plantas e artesanatos também estarão à disposição do público. A feira também conta com programação cultural, com destaque para apresentações de teatro, poesia e shows, além de debates sobre alimentação saudável e a sobre a luta dos trabalhadores do campo e da cidade.
A Reforma Agrária Popular é uma demanda de toda a sociedade a Feira é também um espaço importante para aproximar os moradores da cidade dos trabalhadores do campo e mostrar que estamos todos juntos na mesma luta por qualidade de vida, preservação ambiental e alimentação saudável.
Confira a programação:
Quinta-feira (14)
7h às 19h – Feira de Produtos e Rádio Universitária SOY LOCO POR TI
12h – O Homem Máquina
14h – Abertura da Feira
15h às 16h30 – Troca de Sementes
17h às 19h – Debate: Produção e alimentação saudável, com Ana Terra (MST) e Alcemi Barros (UFES). Local: Auditório Sindibancários (Rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória)
19h30 – Culinária da Terra.
20h às 22h – Show com Regional da Nair
Sexta-feira (15)
7h às 19h – Feira de Produtos Culinária da Terra e Rádio Universitária SOY LOCO POR TI
12h – Lançamento do Livro Poesia Sem Terra, uma produção da Juventude nos Assentamentos do MST/Editora Cousa
14h – Cortejo pela Rua Sete
15h às 16h30 – Oficina de Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCS). Coletivo Casa Verde
17h às 19h – Debate: A relação campo e cidade na conjuntura atual: Alianças e Perspectivas, com Débora Nunes (MST) e Carlos P. de Araújo. Local: Auditório Sindibancários.
19h30 – Homenagem à Revolução Cubana e à Revolução Russa e a Construção de uma Utopia Socialista Ademar Bogo (UFBA) e Olga Perez Souto (Universidad de Havana)
20h às 22h – Show com Grupo de Forró Chapéu de Palha
Sábado (16)
7h às 14h – Feira de Produtos e Culinária da Terra
9h – Teatro do Oprimido. Grupo de Estudos em Cultura e Educação Popular
11h – Show com 5.SAMBA
14h – Encerramento