O segundo dia do XII Confaser foi marcado por painéis apresentados por profissionais, contando suas experiências relacionadas à Extensão Rural e o Setor Público Agrícola do Brasil. A associada Katarina Ratzke Oliveira foi uma das palestrantes desta terça-feira, 24, com o tema “Implantação do Escritório de Gerenciamento de Processos e projetos do Incaper: Uma Iniciativa estratégica na promoção da Qualidade no Trabalho dos Servidores”.
O diretor de Cultura e Comunicação da Assin, Arthur Gabriel Guedes Rocha, participou como relator da mesa de trabalho de apresentação do painel com o tema “Direito do trabalhador”, do qual o ex-presidente da Associação Adolfo Brás Sunderhus atuou como moderador. E o diretor Administrativo, Iran Milanez Caetano, integrou a mesa sobre o debate “O Momento do Movimento Sindical”.
A delegação da Assin chegou na tarde da segunda-feira, 23, e participou da solenidade de abertura do congresso, que contou com as presenças do coodenador-geral da Faser, Manoel Saraiva, o presidente da Associação dos Servidores da Ascar/Emater-RS (ASAE), Osvaldo Guadagnin e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias. O XII Confaser acontece na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e vai até esta quinta-feira, 26.
As discussões deste ano têm como tema principal a inclusão social na Extensão Rural e da visão e experiência do agricultor. A categoria é representada por 16 mil trabalhadores e entre os participantes do evento estão extensionistas, pesquisadores e profissionais da área administrativa.
O Confaser é um marco histórico dos trabalhadores e vem se consolidando como um momento importante politicamente para a formação dos associados da Assin, que têm participado ativamente do congresso que acontece de três em três anos. A cada edição o número de participantes cresce, principalmente pela relevância dos temas tratados, como a realidade do meio rural, a qualidade de vida dos agricultores e dos trabalhadores.
Veja mais fotos dos painéis apresentados nesta terça-feira: