was successfully added to your cart.

Carrinho

Engenheiro Agrônomo – inovação e trabalho de qualidade é com eles mesmos!

Por 12 de outubro de 2015Assuntos Gerais

O dia 12 de outubro é conhecido no país inteiro como o Dia das Crianças ou como o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Poucos, no entanto, sabem que o dia 12 é mais importante ainda, principalmente para nós da Assin. Hoje é o Dia do Engenheiro Agrônomo!

Esse profissional é conhecido pela sua atuação nas ciências agrárias e em setores onde as visões técnica, ambiental e socioeconômica da agricultura precisam estar alinhadas. Sem ele, a qualidade da terra seria um mero detalhe, não um fator de suma importância.

Como não poderia ser diferente, conversamos com um engenheiro agrônomo para saber mais sobre o seu trabalho. O personagem de hoje é Daniel do Nascimento Duarte. Ele tem 50 anos e é extensionista no Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Linhares.

Para ele, o engenheiro agrônomo tem se tornado um personagem cada vez mais importante na agricultura, até pelo fortalecimento da agroecologia. “O papel do agrônomo nos processos de produção tem sido quase que exclusivamente pelo aporte de informações tecnológicas para o aumento de produtividade. Já a agroecologia exige desse profissional uma visão além da produtividade, pois ela oferta um conjunto de metodologias para o processo de transição, de modelos de agricultura que priorizam os recursos naturais e as fontes de energia da propriedade e da comunidade. Por esse entendimento, o engenheiro agrônomo é uma peça vital, procurando apoiar as famílias rurais nos processos tecnológicos de produção, organização, processamento e comercialização”.

Daniel também contou sobre suas contribuições enquanto engenheiro do Incaper. “No campo da agroecologia, temos orientado nossas ações principalmente para a organização social, a comercialização e o planejamento de ações. Usamos um conjunto de métodos que fazem parte do rito da extensão rural, com cursos, visitas e atendimento. Porém os resultados mais expressivos estão no que denominamos ‘intercâmbios de conhecimento’, nos quais agricultores e técnicos visitam outros municípios e famílias rurais que possuem experiências agroecológicas interessantes. Também fazem parte desses intercâmbios grupos de consumidores, professores e alunos que vão conhecer inovações em processos agroecológicos. Somos pioneiros na entrega de produtos orgânicos nas escolas municipais de Vitória. Atualmente, estamos envolvidos na PAA e PNAE, no município de Linhares, bem como na organização da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Linhares e da de Sooretama”.

Nós da Assin desejamos a todos os engenheiros agrônomos, como o próprio Daniel, que o trabalho que vocês realizam faça muita gente feliz e que isso os estimule a melhorar cada vez mais, além de alcançar a satisfação pessoal!

Deixar um Comentário