Desde a infância, a auxiliar de desenvolvimento rural Ingrit Baioco de Souza, da fazenda de Sooretama, sempre teve contato com a terra. “Meu pai tinha sítio em Rio Bananal, vendeu e comprou outro na Bahia. Eu sempre acompanhava ele nas atividades do campo. Meu pai não me obrigava a ir. Para a criança, isso é uma grande diversão”, recorda a servidora do Incaper. Essa vivência na infância foi um dos fatores que impulsionaram Ingrit a prestar concurso para o Incaper. Há dois anos e quatro meses ela executa na autarquia atividades como adubação, poda, cultivo e colheita.
“O trabalho no Incaper foi meu primeiro emprego. A questão da estabilidade para mim é importante, mas poder mexer com a terra, com plantas, também me atrai bastante. É melhor do que lidar com pessoas. Não vejo, por exemplo, trabalhando no comércio. Adoro ficar no meio do mato!”, declara Ingrit. A servidora afirma que se identifica com seus colegas, pois a maioria, assim como ela, gosta do que faz. “Claro que tem aqueles que estão procurando somente estabilidade e que já estão se preparando para fazer outros concursos, mas muitos se identificam com o que fazem”, diz.
Sair do Incaper não está nos planos de Ingrit. “Quero crescer no Incaper, mas sempre trabalhando no campo”, afirma. Para isso, a servidora está investindo em formação. No final de 2014 ela se formou no curso técnico em meio ambiente. Em 2015 ela pretende começar a faculdade de Engenharia Ambiental. Ingrit destaca a importância da Associação dos Servidores do Incaper (Assin) para os servidores e servidoras do Instituto.
“A Assin é importante para a mobilização dos servidores. Em 2014 teve uma iniciativa muito legal. A cada três meses a Assin visitava as fazendas para realizar as festas de aniversário dos servidores e ouvir as nossas demandas. Espero que este ano essas comemorações continuem”, sugere Ingrit.
ingrit… Parabéns pela sua escolha em ser servidora do Incaper. Parabéns pela sua história de vida e de amor a roça e ao povo da roça. Ter este sentimento pelo agricultor e agricultora e demonstrar todo o compromisso para com o desenvolvimento das famílias do nosso maravilhoso mundo rural do Espírito Santo.
Vamos encaminhar agora já no inicio de março em nossa reunião de diretoria com os diretores de núcleo a sugestão feita. Esta iniciativa tenho certeza que reforça e revitaliza as ações da diretoria da ASSIN.
Não perca nunca este espírito de solidariedade e comprometimento para com os(as) colegas de serviço…
Parabéns mana, que Deus abençoe a carreira profissional que você escolheu, tenho muito orgulho de você…continue assim determinada e corajosa como sempre foi, te amo muito.
Parabens tou muito feliz por que acompanhei esses momentos com vc sucesso nessa camilhada