O ano de 2015 promete trazer novidades para a agricultura familiar por meio do início das atividades da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). De acordo com o coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser), Manoel Saraiva marques, a Anater começa a “pulsar” em janeiro. A ANATER é uma entidade pública de direito privado instituída através da Lei número 12.897, de 18 de dezembro de 2013, com a finalidade de promover a execução de políticas públicas de desenvolvimento da assistência técnica e de extensão rural.Segundo Saraiva, a competência da Anater será a de promover, estimular, coordenar e implementar programas de assistência técnica e extensão rural. Além disso, promover a integração do sistema de pesquisa agropecuária e do sistema de assistência técnica e extensão rural, com vistas à inovação tecnológica, fomento ao aperfeiçoamento e a geração de novas tecnologias e à apropriação de conhecimentos científicos, entre outros.
“A Anater, como entidade coordenadora das ações de Ater, terá papel fundamental para a Extensão Rural brasileira, uma vez que as entidades da Rede Emater serão contratadas através de Contratos de Gestão, enquanto que as entidades da sociedade civil se submeterão às Chamadas Públicas”, afirma Saraiva.
“Por outro lado, todas, tanto as Emater quanto as entidades civis serão habilitadas, credenciadas, creditadas e avaliadas qualitativamente, dando assim uma uniformidade na qualidade dos serviços prestados de Ater. E ainda mais: a Anater captará os recursos junto aos ministérios a cada ano, visando a universalização dos serviços de Ater, bem como deverá alocar recursos no orçamento da União para a efetivação dessa meta”, explica o coordenador geral da Faser.