A Associação dos Servidores do Incaper (Assin) realizou na sexta-feira, 29, duas assembleias no Centro de Formação Dom João Batista, localizado na Praia do Canto, Vitória. Na primeira foi realizada a apresentação e aprovação da prestação de contas do primeiro ano da atual gestão. Na outra, que foi extraordinária, e ocorreu logo em seguida, foi discutida a pauta dos pontos administrativos e as pautas gerais.
A assembleia de prestação de contas contou com a participação da assessora contábil da Assin, Daniela Marinato Vieira Castello. Ela apresentou a prestação de contas do ano de 2013 e do primeiro semestre de 2014. A do ano anterior foi aprovada. A do primeiro semestre deste ano foi aprovada com ressalva em virtude de um déficit nas contas em virtude, principalmente, dos custos com as mobilizações de greve durante o primeiro semestre. Deliberou-se que a diretoria deve procurar formas de equilibrar as finanças para sanar o déficit até o final do ano.
“Os gastos do primeiro semestre têm a ver com a conjuntura política do momento em questão. No início do ano tivemos que investir para garantir a luta, pois tivemos várias mobilizações, greve e enfrentamentos com o governo”, afirma o presidente da Assin, Adolfo Brás Sunderhus.
Balanço do 1° ano de gestão
Na assembleia extraordinária foi apresentado um relatório de atividades desenvolvidas neste um ano de atuação da atual gestão da Assin. Foram destacadas conquistas como férias prêmio, confecção de cartilhas sobre assédio moral e uso de veículos oficiais, alteração do horário da sede, além de investimentos e eventos como reformulação do site da associação, realização do Seminário de Reformulação Estatutária, do Encontro das Mulheres e das festas juninas.
No que diz respeito à questão do banco de horas, a comissão responsável por estudar propostas já entregou o documento para avaliação do Incaper. A Assin já tentou se reunir com a diretoria da autarquia, mas ainda não obteve nenhum retorno. Em relação ao procedimento referente à localização dos servidores e servidoras, a associação acredita que foi uma conquista, mas precisa ser aperfeiçoado. “É muito importante que em um próximo processo de transferência seja apresentado um quadro de vagas para que os servidores possam saber de antemão as possibilidades para sua transferência. Será um passo a mais para tornar o processo transparente”, afirma Adolfo.
Durante a assembleia foi deliberado que deve-se intensificar a luta pelas questões referentes aos pontos administrativos, inclusive, agendar reuniões sobre o assunto com o presidente do Incaper para que as questões em andamento possam evoluir até o final do ano. Também foi deliberado que, na questão da Medicina do Trabalho, a Assin incluirá a seguinte reivindicação: contratação de técnicos em segurança do trabalho no próximo concurso público.
Ficou decidido que os servidores e servidoras devem procurar seus diretores e núcleo para encaminhar propostas de ações para a diretoria da Assin a serem realizadas até agosto do ano que vem, quando finda a atual a gestão.