was successfully added to your cart.

Carrinho

Ausência do trabalho por causas dos estudos não pode ser compensada nas férias laborais

Por 16 de junho de 2014Outras Notícias Assin

Muitos servidores e servidoras que não cumprem toda a sua carga horária em virtude das aulas têm dúvidas em relação a como compensar as horas nesse caso. Para sanar essas dúvidas basta recorrer à Lei Complementar 46. De acordo com o artigo 22 dessa lei, é garantido ao servidor e à servidora “horário especial de trabalho sem prejuízo de sua remuneração e demais vantagens”.

Para isso, a lei observa as seguintes condições: comprovação da incompatibilidade dos horários das aulas e o serviço, mediante atestado fornecido pela instituição de ensino onde esteja matriculado; além da apresentação de atestado de frequência mensal, fornecido pela instituição de ensino. Destaca-se, ainda, no artigo 22, que o horário especial a que se refere o artigo “importará compensação da jornada normal com a prestação de serviço em horário antecipado ou prorrogado, ou no período correspondente às férias escolares”.

Segundo a assessoria jurídica da Assin, a advogada Thanany Machado Dario Inoue, o Incaper não pode exigir que a compensação de horas seja feita fora do que é estabelecido pela Lei Complementar 46, por exemplo, nas férias laborais. “Caso o pedido de compensação de horas em horário antecipado ou prorrogado for negado pelo Incaper, o servidor deverá recorrer administrativamente, podendo acionar o jurídico da Assin. O prazo é de 30 dias”, explica a assessora jurídica da Associação.

 

Deixar um Comentário