Servidores e servidoras do Incaper, juntamente com funcionários públicos estaduais de outros órgãos, concentraram-se em frente à Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Reta da Penha, onde fecharam o trânsito. De lá, caminharam até o Detran, passando pela Junta Comercial e pela Rádio Espírito Santo. O trajeto foi marcado por denúncias a respeito da precariedade nos ambientes de trabalho dos servidores e servidoras.
Em sua fala para o funcionalismo público estadual e para as pessoas que passavam pelo local, o presidente da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Adolfo Brás Sunderhus, lembrou que uma das oportunidades que se têm de dar uma resposta ao descaso do Governo do Estado é nas urnas, já que 2014 é ano eleitoral. “Devemos negar nosso voto não somente ao atual governador, mas também aos deputados que hoje estão na Assembleia Legislativa. Nenhum deles questionou o aumento de 4,5% proposto por Renato Casagrande. Todos se omitiram”, salienta Adolfo.
Ele destacou, ainda, que ao contrário do que insinuou o Secretário de Gestão e Recursos Humanos Pablo Rodnitzky, os servidores e servidoras não são ingratos. “A ingratidão vem do Palácio Anchieta, vem de um governo que não trata os funcionários públicos estaduais com o respeito que eles merecem. Dizem que não têm dinheiro para investir no servidor e no serviço público, mas concede bilhões de isenção fiscal para grandes empresários”, destaca Adolfo.
Há 37 anos trabalhando no Incaper, o técnico de suporte Sebastião José Dutra Alves destaca a atuação de servidores e servidoras que ingressaram na autarquia recentemente. “Estou percebendo que no Incaper as pessoas estão bastante motivadas para a luta. Um dos motivos certamente é a grande participação dos novatos”, afirma Sebastião.
Iema
Antes da manifestação na Reta da Penha, servidores e servidoras do Iema fizeram piquete na frente do Instituto às 6h. “Nenhum carro entrou no Iema. O instituto ficou parado, principalmente o setor de licenciamento, que é o de mais atividade e de interesse econômico por parte do Governo e do empresariado”, afirma o presidente da Associação dos Servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Assiema), Fábio Camilo dos Santos.
Amanhã, quarta-feira, 2 de abril, todos funcionários públicos estaduais estarão na porta do Iema a partir das 9h, de onde caminharão rumo ao Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.