As servidoras do Incaper têm um encontro marcado na terça-feira, 11 de março. Nessa data, a Associação dos Servidores do Incaper (Assin), em parceria com o Incaper, realizará o XIV Encontro do Dia Internacional da Mulher, das 8h30 às 17h, no Sesc de Ponta Formosa, em Aracruz. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail assin@assin.org.br ou pelo número 3636.9879 até o dia 25 de fevereiro.
De acordo com a diretora sociocultural da Assin, Luciana Silvestre Girelli, o evento pretende reunir as servidoras da autarquia para um momento de reflexão e formação. “Vamos discutir temas que afetam as mulheres em seu cotidiano, seja no trabalho, seja nas relações interpessoais. Também é um momento de integração e de celebração da luta pela igualdade de condições e oportunidades entre mulheres e homens”, afirma Luciana. Ainda segundo a diretora, trata-se de um momento de partilha de experiências e de debater juntas algumas reivindicações, como o auxílio-creche.
A programação tem início com um café da manhã, seguido por uma dinâmica de apresentação. Posteriormente serão realizados grupos temáticos, nos quais serão debatidos os assuntos mulher e mercado de trabalho, mulher e violência, além de mulher, corpo e afetividade, que terão como facilitadoras, respectivamente, Luciana Silvestre Girelli e a diretora do Sindipúblicos, Lucia Helena; a diretora de saúde da Assin, Janaína Odhara; e a cientista social do Incaper, Vanessa Borges.
A mesa de discussão terá início às 11h15, com o tema “Do campo à cidade: a vida das mulheres e o papel das servidoras do setor público agrícola na emancipação feminina”. Essa mesa será composta por três debatedoras. A primeira será uma representante do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), que apresenta a necessidade de políticas públicas para o campo que vão ao encontro da emancipação feminina. A segunda será a servidora aposentada do Incaper e ex-presidente da ASSIN, Maria Izabel Frade, e a última será uma representante do Incaper, que trará a discussão sobre o papel da Ater e pesquisa pública para a promoção da mulher e desenvolvimento sustentável no campo.
Segundo Luciana, neste ano os temas escolhidos para o evento buscam relacionar o Dia da Mulher com a realidade das servidores públicas do setor agrícola no Incaper. “Vamos abordar nossas demandas enquanto servidoras, as experiências das extensionistas e pesquisadoras e a realidade dos agricultores familiares. Apostamos na compreensão do universo feminino ao nosso redor”, explica a diretora.
Na parte da tarde será feita uma homenagem às mulheres que deram grandes contribuições para a Assin e o Incaper. Depois haverá um passeio de escuna no rio Piraqueaçu, em Santa Cruz, Aracruz.