Já está disponível na Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN) as cartilhas informativas sobre assédio moral e uso de veículos oficiais. A primeira tem como objetivo auxiliar na conceituação, identificação, consequências e forma de defesa a respeito da prática do assédio moral, além de combatê-la dentro do Incaper. A segunda, apresentar aos servidores e servidoras do Instituto Capixaba de Assistência Técnica Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) seus direitos e deveres em relação ao tema.
Por meio da Cartilha Informativa Sobre o Uso de Veículos Oficiais os leitores terão acesso a informações como em quais situações os veículos são utilizados de forma indevida, o que caracteriza o interesse público no uso de veículos, em quais casos a culpa é do servidor quando há acidentes de trânsito, entre outras.”Tivemos a iniciativa de criar essa cartilha porque a utilização de veículos oficiais faz parte da rotina de trabalho de servidores e servidoras do Incaper. Portanto, é importante que que eles tenham essas informações como forma de garantir seus direitos, sua segurança e a do público atendido pelo Incaper”, afirma o presidente da ASSIN, Aolfo Bras Sunderhus.
Já na Cartilha Informativa Sobre Assédio Moral há esclarecimentos sobre questões como a consequência do assédio moral na saúde do servidor e da servidora, consequência para o órgão público e como buscar ajuda. “Existem práticas centralizadoras e autoritárias no cotidiano das instituições que e se expressam por meio de ações diárias de pressão, cerceamento de direitos, constrangimentos e humilhações. Estamos atentos para que essa prática não faça mais parte do nosso cotidiano organizacional”, diz Adolfo.