Saúde da mulher foi o tema da palestra realizada na quarta-feira, 23, pela Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN) em parceria com a Unimed. A palestra foi ministrada pelo ginecologista Fábio Leal no auditório da sede da autarquia e contou com grande participação das servidoras do Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). A atividade faz parte do Outubro Rosa, movimento internacional que, no mês de outubro, intensifica ações de combate ao câncer de mama.
Em sua palestra o ginecologista abordou diversas doenças que podem atingir as mulheres e deu dicas sobre como prevení-las. Entre essas doenças estão diversos tipos de câncer, como os de mama, colo de útero e endométrio, além de males como anorexia, osteoporose, varizes e endometriose. “O Brasil é um dos campeões de cânce de colo de útero, perdendo somente para a África”, afirma o palestrante. Em relação ao câncer de mama, de acordo com ele seus maiores causadores são o fator genético, excesso de peso, exposição prolongada aos hormônios femininos e mutação genética. “Segundo a Organização Mundial da Saúde aos 35 anos a mulher deve fazer mamografia. A partir dos 40, deve fazer anualmente até, em média, os 55 anos de idade”, explica o ginecologista.
Para a diretora de saúde da ASSIN, Janaína Odara, palestras como a que foi ministrada pelo ginecologista Fábio Leal são de extrema importância. “É fundamental realizar atividades de prevenção, não somente para evitar doenças, mas também para que a doença possa ser descoberta a tempo de ser combatida com sucesso”, diz Janaína. A atividade realizada pela ASSIN teve grande aceitação das servidoras. “Ele não se limitou ao câncer de mama, fazendo toda uma reflexão dos fatores que podem acarretar diversos tipos de doenças, desde a primeira menstruação até a terceira idade”, afirma a analista de suporte Bernadeth Bona Dutra Alves.
Caminhada
A ASSIN também marcará presença na caminhada do Outubro Rosa, na Praia de Camburi, que tem como realizadora oficial a Afecc. A ação tem como objetivo principal despertar o interesse da população capixaba para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A caminhada terá início no píer de Yemanjá.
A ASSIN solicita que, em todas as atividades, como as palestras e caminhada, os participantes usem a camisa oficial do Outubro Rosa, que pode ser adquirida pelo valor de R$ 10,00 nas Óticas Paris do Shopping Vitória e na sede da Afecc, no hospital Santa Rita.