A comemoração dos 30 anos da Assin aconteceu nesta quinta-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em uma sessão solene, proposta pelo deputado Rodrigo Coelho. A sessão ficou lotada e reuniu ex-diretores e ex-presidentes, autoridades, associados, servidores do Incaper e lideranças rurais para prestigiarem todos os anos de conquistas das Assin.
Saiba mais em:
Luta da Assin reconhecida em sessão solene da Assembleia
ESTARMOS COMEMORANDO 30 ANOS DA ASSIN TEM UM SIGNIFICADO PARA ALÉM DO SEU TEMPO.
O SIMBOLISMO DESTA COMEMORAÇÃO REFLETE O ESPÍRITO DE CORAGEM, DE DETERMINAÇÃO, DE PERSEVERANÇA, DE CRÍTICA E, SOBRETUDO, DE UMA FORTE CRENÇA DE QUE, COM NOSSA ORGANIZAÇÃO, DERRUBAMOS BARREIRAS E CONSTRUÍMOS UM NOVO CAMINHO, NO OBJETIVO COMUM DE SERMOS FELIZES.
PARTICIPARMOS DA DIRETORIA DA ASSIN É UM GRANDE PRIVILÉGIO. É TAMBÉM UM MOMENTO DE CORRER RISCOS. E MUITOS SE PERGUNTAM PARA QUÊ?
É VERDADE. AQUELES QUE NÃO CORREM RISCOS EVITAM SOFRIMENTO. EVITAM DESILUSÕES. TAMBÉM NÃO SENTEM. NÃO MUDAM.
NÃO CRESCEM. NÃO VIVEM. OU VIVEM ACORRENTADOS POR SUAS ATITUDES. ESCRAVOS DE SI MESMOS.
DESTA FORMA, QUERO AGRADECER A TODOS E TODAS QUE ANTECEDERAM ESTA DIRETORIA. TENHAM CERTEZA, TODOS VOCÊS NOS MOSTRARAM O QUANTO É BELA E IMPORTANTE A LIBERDADE.
SER ASSIN E TERMOS A CERTEZA DE QUE NÃO NOS PRIVAREMOS DE NOSSA LIBERDADE. É COMO DIZ SÊNECA “SOMENTE AS PESSOAS QUE CORREM RISCOS SÃO LIVRES”.
QUERO, PARA ALÉM DE NOS ABRAÇARMOS PELOS 30 ANOS DA ASSIN, ME MANTER JUNTO DE CADA UM DE VOCÊS, POIS ESTA PROXIMIDADE ME PERMITE O EXERCÍCIO DE NÃO TER MEDO DE CORRER RISCOS.
ME PERMITE UM RICO APRENDIZADO COM OS VALORES E COM OS TALENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS, PRESENTES EM CADA UM DE NÓS, E EM NOSSA ORGANIZAÇÃO.
A ASSIN NOS PROPORCIONA UM OLHAR MAIS CRÍTICO E ATENTO AS NECESSIDADES DE CADA UM, NO PROPOSITO DE MUDAR, CRESCER E VIVER COLETIVAMENTE.
E SÓ FAZEMOS ISSO CORRENDO OS RISCOS DESTE APRENDIZADO.
24 DE MAIO. É A DATA EM QUE COMEMORAMOS MUITO MAIS DO QUE O ANIVERSÁRIO DA ASSIN.
E AQUI QUERO AGRADECER AO DEPUTADO, AO COMPANHEIRO E AMIGO PESSOAL RODRIGO COELHO, POR TER ACOLHIDO ESTE MOMENTO DE FORMA FIRME, DEMONSTANDO O SEU COMPROMETIMENTO PARA COM OS SERVIDORES E SERVIDORAS DO INCAPER E PARA COM A ASSIN. OBRIGADO CAMARADA.
E NÃO HAVERIA LUGAR MELHOR DO QUE ESTA CASA PARA COMEMORAMOS A CORAGEM E A DETERMINAÇÃO DE TODOS OS COLEGAS QUE SE COLOCARAM À FRENTE DO TEMPO E NOS LEVARAM POR UMA ESTRADA, QUE EMBORA COM INCERTEZAS, ERA BOA.
NOS MOSTRARAM UMA TERRA FÉRTIL, CAPAZ DE PRODUZIR BONS FRUTOS, POIS ESTARIA SENDO ADUBADA E IRRIGADA PELOS PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA, DO CONHECIMENTO, DA HUMILDADE, DO TRABALHO EM EQUIPE E DA SOLIDARIEDADE.
A VOCÊS COLEGAS, O NOSSO ETERNO AGRADECIMENTO. SINTAM O ABRAÇO E O OLHAR CARINHOSO E DE FELICIDADE DE CADA UM DE NÓS PELA HISTÓRIA QUE CONSTRUÍRAM.
E NOS SENTIMOS MUITO BEM EM CONTINUARMOS ESTA CONSTRUÇÃO, POIS TIVEMOS OS MELHORES MESTRES NESTA LINHA DO TEMPO: TODOS VOCÊS.
CRESCEMOS. E QUANDO CRESCEMOS EXPERIMENTAMOS E VIVEMOS A DOR. FORAM DIVERSOS OS MOMENTOS DE ANGUSTIA E AFLIÇÃO, MAS NUNCA VIVEMOS MOMENTOS DE ENTREGA E RESIGNAÇÃO.
SUPERAMOS AS ADVERSIDADES DOS MOMENTOS POLÍTICOS QUE, DE FORMA EQUIVOCADA E SORRATEIRA, COMO O QUE ESTAMOS VIVENDO AGORA, BUSCARAM ACABAR COM O SERVIÇO DE EXTENSÃO RURAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO ESTADO. VENCEMOS COM UMA FORTE DETERMINAÇÃO PELA LUTA. E VENCEREMOS MAIS ESTE. COM MUITA LUTA, MAS UMA LUTA POR TODOS.
POR ISSO, PRECISAMOS DE TODOS E TODAS PARTICIPANDO DA ASSIN. CORRENDO RISCOS, MAS COM A CERTEZA DE QUE ESTAMOS LUTANDO POR UM AMANHÃ MELHOR. E ISSO, FAZEMOS COM UM APRENDIZADO QUE POUCOS TÊM.
O MOMENTO POLÍTICO ATUAL NOS CHAMA A ESTE EXERCÍCIO. MAIS UMA VEZ ESTAMOS DIANTE DE FORTES AMEAÇAS E NOVAMENTE, SORRATEIRAS E EQUIVOCADAS.
NOSSA HISTÓRIA DE LUTA E ORGANIZAÇÃO NOS PERMITE FAZERMOS O ENFRENTAMENTO NA MEDIDA CERTA. NOS PERMITE TRANSFORMARMOS ESTA AMEAÇA EM OPORTUNIDADE.
NÃO SEREMOS DERRUBADOS PELA INTRANSIGÊNCIA E FALTA DE DIÁLOGO.
NÃO SEREMOS VENCIDOS POR DECLARAÇÕES POLÍTICAS QUE BUSCAM DIMINUIR NOSSA HISTÓRIA, DITO POR QUEM NÃO TEM HISTÓRIA E NEM LUTA.
NÃO SEREMOS COLOCADOS DE LADO COMO UMA PEÇA VELHA DO GUARDA-ROUPA, POIS TEMOS NA ASSIN E NO INCAPER A “MOCIDADE QUE NÃO TÁ NA SAUDADE E CONSTRÓI A MANHÃ DESEJADA”.
NÃO SEREMOS VENCIDOS PELA PREPOTÊNCIA E ARROGÂNCIA DE UM GOVERNO, POIS EU ACREDITO NAQUELE QUE SE AGITA, QUE SACODE A POEIRA SUADA DA LUTA, E FAZ UM NOVO ROÇADO, UM NOVO DIA. UMA NOVA HISTÓRIA.
NESTE CONTEXTO, OS ASSOCIADOS DA ASSIN E SERVIDORES/AS DO INCAPER COM SUA EXPERTISE NA PESQUISA NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E NA EXTENSÃO RURAL, COM FOCO NA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA E EM SUAS ORGANIZAÇÕES DE REPRESENTAÇÃO, INSEREM-SE COMO OS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS, QUEIRA O GOVERNO OU NÃO, NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO PARA O AVANÇO DO PROGRESSO SOCIAL, TÉCNICO, PRODUTIVO E AMBIENTAL DE FORMA SUSTENTÁVEL NO MEIO RURAL CAPIXABA.
OUSAMOS SUGERIR AO ESTADO, MESMO DIANTE DE SUA INERCIA E DE SUA ATITUDE SURDA E MUDA PARA COM OS SERVIDORES/AS DO INCAPER, QUE O CAMINHO PARA ABERTURA DE NOVAS OPORTUNIDADES PASSA CERTAMENTE PELA VALORIZAÇÃO DESTES SERVIDORES/AS, PELO INVESTIMENTO NA AGRICULTURA FAMILIAR, NAS VOCAÇÕES REGIONAIS E EM SEUS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS.
DENUNCIAMOS ESTA INERCIA, POIS TEMOS A CONVICÇÃO E A CERTEZA DE QUE É PAPEL E RESPONSABILIDADE DO ESTADO FORTALECER A AÇÃO PÚBLICA NA ÁREA DA EXTENSÃO RURAL DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E DA PESQUISA, PROMOVENDO A ABERTURA DE NOVAS OPORTUNIDADES PODENDO CONSOLIDAR UM FUTURO DE PROSPERIDADE COMPARTILHADA A TODOS E TODAS.
ESTA AÇÃO PÚBLICA SÓ SE FAZ COM DIALOGO COM OS SERVIDORES/AS DESTE SETOR. NÃO SERÁ A VONTADE E A VISÃO MÍOPE DE UM GOVERNADOR OU DE UM SECRETÁRIO QUE IRAM TRANSFORMAR E CONSTRUIR UM NOVO PARADIGMA, MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO, POIS A RIQUEZA GERADA POR ESTES SERVIDORES PRECISA SER APROPRIADA POR TODOS.
POR ISSO SOMOS ASSIN!
ADOLFO BRÁS SUNDERHUS