Hoje, 5 de abril, é Dia da Comunidade. Do ponto de vista sociológico, comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
E os associados que trabalham diretamente com os pequenos produtores ajudam a construir, no dia a dia, os valores comunitários de cada grupo e a valorizar a sua cultura, mostrando que é possível pequenas comunidades fazerem parte do mercado, respeitando suas particularidades.
Um exemplo é o trabalho realizado pelo engenheiro agrônomo e extensionista do ELDR Aracruz Luiz Carlos Pereira do Sacramento com as comunidades indígenas em Aracruz. Entre as atividades realizadas está o resgate da cultura indígena por meio da sustentabilidade, baseando-se nos princípios agroecológicos. Com isso, proporciona a independência do território indígena e também de incluí-lo no desenvolvimento.
“Quando trabalhamos com os indígenas, aprendemos muitas coisas boas, principalmente como é possível produzir sem agredir o solo e sem a utilização de defensivos agrícolas. Eles nos mostram que é possível a subsistência humana sem as agressões ao meios ambiente”, disse.
Já o técnico em desenvolvimento rural do Incaper, Moizés Marré, do ELDR Nova Venécia, atua com pequenos produtores da região. A importância do fortalecimento das comunidades, em especial as comunidades rurais, é a certeza de que os serviços públicos desenvolvidos como políticas públicas, e quando voltado para a população onde mais necessita, traz desenvolvimento social, ambiental e o econômico vira consequência e não o principal. Fortalece as pessoas e as relações comunitárias entre as famílias do campo.
“Como profissional me sinto desafiado, às vezes impotente diante de tantas necessidades e de falta de apoio concreto. Mas em relação às pessoas do campo, me sinto realizado, orgulhoso de ver e de pertencer ao meio que tem tantas oportunidades de viver em comunidade. No campo tem cultura, gente e espírito comunitário.”, disse.