É dessa maneira que Maria Luiza De Muner, de Ibiraçu, entende a importância da Associação dos Servidores do Incaper. Ela é umas das fundadoras da Assin e participa ativamente desde 1985. Desde então, Luiza diz que se sente protegida. “A necessidade de me associar veio da vontade de participar das lutas para a garantia dos meus direitos”.
Já Geraldo Eliandro, de Ecoporanga, associou-se em 2012, em um momento crítico no qual os servidores do Incaper estavam em greve. “Percebi o quanto foi importante ter representantes organizados para tornar a nossa luta mais forte”, conta. Para ele, as assembleias e a coordenação da associação foram essenciais para superar a crise, e continuam sendo o principal mecanismo de representação e defesa de interesses dos associados.
A Assin tem como missão a melhoria das condições de trabalho e o aprimoramento dos conhecimentos dos associados por meio de cursos e da difusão de resultados, pesquisas e inovações. Para isso, a associação promove uma série de benefícios para estimular o crescimento individual e coletivo.
Além dos benefícios como o Plano de Saúde e assessoria jurídica, Luiza destaca que pode recorrer a Associação em caso de dúvidas e sempre recebeu todo o suporte necessário. Mas para ela, os momentos mais importantes são os eventos nos quais a turma se reúne.
“Temos a festa de fim de ano, o encontro das mulheres, a festa de São João, e esses momentos são importantes para socializar e fortalecer as amizades. Por isso, nos tornamos uma família e nosso relacionamento vai além do profissional”, conta.
Para aqueles que ainda não se associaram ela deixa uma mensagem: “é preciso participar das lutas e estar presente, só assim as coisas mudam”. “A associação somos nós e precisamos participar para termos mais força”, completa Geraldo.
Conheça os benefícios e associe-se.