A agenda de retrocessos proposta pelo governo federal, cujo discurso de flexibilização das leis trabalhistas vai trazer prejuízos para todos os trabalhadores, será um dos temas do ato que acontece nesta quinta-feira, 29, na Ufes, a partir das 8h, junto com a Assembleia Geral Unificada, do Sindipúblicos. Todos os servidores estão convocados.
Recentemente, a Medida provisória 726/16 acabou com o Ministério da Previdência e fatiou suas ações: o INSS foi para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Social e os outros órgãos para o Ministério da Fazenda. E direitos históricos como 13º, férias, horário de almoço, entre outros, segundo a proposta do governo federal, teriam a negociação junto ao patrão, feita pelo próprio funcionário, limitando a atuação dos sindicatos.
No caso da Reforma Previdenciária, a última proposta anunciada exige pelo menos 50 anos de contribuição. Ou seja, para aposentar com 60 anos, teria que ter iniciado a contribuir, trabalhar com 15 anos. O serviço público também sairá prejudicado com os PLC’s 241 e 257, que propõem o congelamento dos investimentos nos serviços públicos, fim dos concursos e privatização generalizada, entre outros.
Compareça e faça parte da luta!
Foto e informações: Sindipúblicos