A Comissão de Mobilização e Negociação reuniu-se nesta terça-feira, 7, com a presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Janete de Sá. Também estiveram presentes o coordenador executivo da Faser, Adolfo Brás Sunderhus, e o secretário de assuntos jurídicos do Sindipúblicos, Amarildo Batista Santos.
Na pauta, foi retomada conversa feita no ano passado com a Comissão de Agricultura sobre as condições de trabalho precárias dos servidores do Incaper que trabalham em campo e não possuem sequer equipamento de proteção individual (EPI), do sucateamento do Instituto, da desvalorização do servidor e do reajuste salarial, cujas perdas inflacionárias já estão acima dos 20%.
A deputada disse ser solidária à causa e disse estar à disposição para ações em conjunto com a Comissão de Agricultura. O Sindipúblicos disse que já estão procurando por instâncias internacionais para denunciar o governo do estado com relação às condições precárias de de trabalho.
Segundo o presidente da Associação dos Servidores do Incaper (Assin), Edegar Formentini, disse que a comissão está se mobilizando com movimentos sociais, como o MST, que se colocou à disposição da causa dos servidores do Incaper, assim como Fetaes e o MPA.
Mobilizações
As mobilizações pela greve do Incaper continuaram acontecendo por todo o Estado nesta quarta-feira. Pela manhã, servidores de Linhares organizam mais um dia de paralisação e protesto em frente em escritório regional. Na sede, em Vitória, teve café da manhã e repasse das informações e ações do movimento de greve.
Em colatina, os servidores realizaram reuniões, onde foram repassadas ações que serão tomadas durante os dias de greve e também esclarecimentos sobre o movimento. Os escritórios de Sooretama, Pedro Canário e Ibiraçu, além da Fazenda Experimental de Marilândia, também aderiram à greve.
Todos na luta pela valorização da agricultura familiar e do servidor do Incaper!