Servidores do Incaper foram reconhecidos por sua forte atuação junto à agricultura capixaba, com a entrega da premiação desta terça-feira, 20, do “Prêmio Destaque Incaper 2016: Inovação e Boas Práticas na agricultura capixaba, que aconteceu na sede, em Vitória”. Os vencedores foram selecionados para cada uma das áreas de atuação que compõem o Instituto: Pesquisa, Extensão Rural e Administrativo/Suporte.
A Associação dos Servidores do Incaper (Assin) esteve presente na cerimônia e participou também da comissão de avaliação dos projetos inscritos na premiação. Os projetos que foram selecionados se classificaram por apresentarem propostas inovadoras com boas práticas e ações de extensão rural.
Segundo o presidente da Assin, Edegar Formentini, essa premiação é importante porque mostra todo o potencial dos servidores do Incaper e sua capacidade de observar a realidade e buscar soluções para os problemas encontrados. “Todos estão de parabéns pelos projetos vencedores, pois são projetos que contribuem para um atendimento de qualidade, que é a marca dos servidores do Incaper”, disse.
Para a categoria Pesquisa, o pesquisador José Aires Ventura, ficou em 1º lugar pelo projeto “Abacaxi resistente à fusariose com qualidade para o mercado interno e externo – Abares”. Ele desenvolveu o projeto junto aos pesquisadores Hélcio Costa e Luiz Carlos Santos Caetano.
Em 2º lugar venceu o pesquisador David dos Santos Martins, pelo projeto “Systems approach: tecnologia capixaba que viabilizou a exportação do mamão brasileiro para os Estados Unidos”.
O 3º lugar para a mesma categoria foi para a pesquisadora Edileuza Aparecida Vital Galeano, com o projeto Sistema de Informações da Produção Agropecuária Capixaba (SIPAC).
Extensão Rural e Adminstrativo
Na categoria Assistência Técnica e Extensão Rural, o primeiro lugar ficou para o zootecnista e extensionista Lázaro Samir Abrantes Raslan que apresentou os projetos “Silo Cincho” e “Mais Leite Ecoporanga”.
Em 2º lugar, o extensionista João Miranda dos Santos, com o projeto “Influência da Ação Extensionista no Desenvolvimento Sustentável de Propriedade Rural em Domingos Martins”, e em 3º lugar, o extensionista Ricardo Eugênio Pinheiro, que teve reconhecimento pelo projeto “Inclusão Socioeconômica Rural com Sustentabilidade”.
Já na categoria Administrativo/Suporte, a premiada foi a servidora do Incaper, Meirielem Frasson da Silva com o inovador projeto “Biblioteca Digital”, que foi ainda semifinalista no Prêmio Inoves 2016.
Parabéns e todos os servidores!
Com informações e foto do Incaper