Durante todo o dia 7 de dezembro, a Associação dos servidores do Incaper (Assin) e os servidores realizaram manifestações contra a festa de 60 anos do Instituto, realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a diretoria da autarquia. Pouco servidores foram convidados para o evento, o que ficou qualificado como desrespeito às pessoas que fizeram e fazem a história do Instituto.
Para a data, foi planejada uma campanha intensa nas redes sociais, com memes populares, fazendo críticas à segregação os convidados. O Sindipúblicos e a Assin também publicaram uma nota de repúdio, que ressaltou a forma seletiva e antidemocrática para a realização da festa.
“No lugar de prestigiar a todos os servidores que contribuem para o trabalho de excelência desenvolvido pelo Incaper, reconhecido em diversas premiações, o governo com critérios obscusos, enviou convites a apenas 200 servidores. Nota-se ainda uma incoerência do governo em realizar uma festa num dos centros de convenções mais caros do Estado, sendo que o mesmo se nega a atender a pauta da categoria justificando motivos econômicos”, disse a nota.
E durante todo o dia, vários servidores fizeram imagens de protesto, com fotos, segurando um cartaz em repúdio à ação segregação, compartilhando nas redes sociais, e também fizeram fotos na frente do Centro de Convenções de Vitória, segurando cartazes e fazendo gestos de protesto, pouco antes de iniciar a festa dos 60 anos do Incaper. As imagens também foram compartilhadas nas redes sociais.