O Brasil passa por um momento histórico turbulento de disputas políticas que decidirão o futuro democrático brasileiro. A classe trabalhadora, mais do que nunca, precisa se unir e ficar atenta para os tantos golpes nos direitos duramente conquistados. Tramitam pela Câmara e Senado diversos projetos de lei e propostas de emendas constitucionais que afetarão diretamente o trabalhador e trabalhadora brasileira.
É urgente que sindicatos e movimentos sociais se unam e fortaleçam debates essenciais à classe trabalhadora, como o assédio moral e saúde do trabalhador. Pontos tratados de forma rasa e que não ganham a devida atenção. O assédio moral, infelizmente, é corriqueiro em ambientes de trabalhado altamente hierarquizado. Muitas vezes ele passa despercebido e a vítima nem sabe que está sendo vítima.
Por isso, o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) realiza na próxima quarta-feira, 27, o I Seminário “Assédio Moral e Saúde do Trabalhador”. O evento, que é gratuito, tem abertura marcada para as 14h e acontece no auditório do Hotel Ilha do Boi, em Vitória e é aberto a todos os trabalhadores que tenham interesse em debater sobre o assunto.
O seminário traz duas importantes estudiosas sobre o tema para conversarem com os trabalhadores e trabalhadoras: a escritora e psicanalista com mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, Vivian Pizzinga; e a professora e doutora em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Unirio, Terezinha Martins.
O evento será dividido em dois momentos de palestras. A partir das 14h30 acontece o primeiro espaço do seminário com a mesa “Saúde do Trabalhador e Relações de Trabalho” tendo Vivian Pizzinga como palestrante. Já às 15h30, Terezinha Martins discutirá sobre “Rebatimentos do Assédio Moral Sobre a Saúde dos trabalhadores”. Depois das palestras, haverá um momento aberto de debates.
Para participar do I Seminário “Assédio Moral e Saúde do Trabalhador”, o interessado deve se inscrever pelo site do Sindipetro-ES. As inscrições são limitadas.
Confira a programação: