A Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) lançou, no dia 21 de agosto, as oficinas de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, onde serão discutidas as prioridades e os recursos para o crescimento do setor até 2030. O objetivo é fazer, junto aos produtores rurais e representantes do agronegócio, um diagnóstico de cenários, oportunidades e desafios, além de traçar metas e objetivos para elaborar o novo Plano, o PEDEAG 3.
Diversas regiões do Espírito Santo vão receber as oficinas, que iniciaram em 20 de agosto, em Linhares, e vão até o dia 20 de novembro. O primeiro encontro discutiu sobre a cadeia produtiva do mamão. Produtores rurais e representantes do setor debateram os principais desafios e oportunidades do setor.
O presidente da Assin, Edegar Formentini, falou da importância do PEDEAG e incentivou os associados a participarem das oficinas. “É importante que todos compareçam às oficinas, pois nesses são abertas possibilidades para a contribuição dos trabalhadores, com novas tecnologias e estratégias que possam ajudar no crescimento da agricultura do Espírito Santo”. Para participar, é necessário que o interessado vá ao Incaper da sua região e peça autorização à chefia.
Veja as datas das próximas reuniões: http://www.assin.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Agenda-SEMINÁRIOS-PEDEAG3-060815_por_data.pdf
Está disponível o portal do PEDEAG onde será possível acompanhar as discussões das oficinas e notícias relacionadas.
http://pedeag.es.gov.br
É importante que o servidor do Incaper e associado da ASSIN participe deste debate, pois somos os maiores conhecedores da realidade da agricultura do Espírito Santo, conhecemos as necessidades dos agricultores familiares deste estado. Conhecemos também as necessidades de investimento do estado para atender as demandas dos agricultores familiares.
Sendo assim é importante que nos posicionemos, nestes debates, em conjunto com nosso público alvo para garantir que os investimentos públicos sejam destinados aquelas áreas mais importantes e carentes.