O Espírito Santo vai receber, pela primeira vez, a Feira da Reforma Agrária, uma iniciativa organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Espírito Santo (MST-ES), que segue o modelo que tem sido levado a outros estados do país. A programação acontece na Praça Costa Pereira, de 1º a 3 de setembro, e terá a comercialização de alimentos e outros produtos oriundos dos assentamentos do Espírito Santo, como artesanatos, plantas ornamentais e medicinais.
A programação também vai incluir debates e manifestações culturais. Um dos assuntos abordados será o uso de agrotóxico e os benefícios da agroecologia e da soberania alimentar como alternativas saudáveis e com melhor resultado socioambiental. Na programação cultural, atrações como samba, forró, teatro, capoeira e hip-hop e o lançamento da marca “Terra de Sabores”, com produtos oriundos dos assentamentos de reforma agrária do MST-ES.
No Espírito Santo, existem 89 assentamentos rurais, sendo que 62 são organizados pelo MST, num total de 2.786 famílias assentadas em mais de 31 mil hectares de terras que antes improdutivas agora cumprem sua função social.
A I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária conta com apoio do Incra, governo estadual, IFES, UFES, programa Educação no Campo, Sindibancários e Sindilimpe.
Com informações do MST
I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária – Programação
01/09 (quinta-feira)
7h: Montagem Feira
13h: Cultural Batucada da Juventude Sem Terra
14h: Teatro do Oprimido – Máquina do Ódio (CA – SSO/ UFES)
15h: Seminário “Campanha Contra os Agrotóxicos”
19h: Ato de Abertura da “I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária”
20h: Chapéu de Palha
22h: Encerramento
02/09 (sexta-feira)
7h: Abertura da Feira
9h: Recepção de escolas
13h: Cultural Roda de Capoeira
14h: Teatro do Oprimido – Há uma saída? (PET – Eco/ UFES)
15h: Seminário Agroecologia e Soberania Alimentar
18h: Lançamento marca do MST-ES “Terra de Sabores”
19h: Hip-Hop
20h: Regional da Nair
22h: Encerramento
03/09 (Sábado)
7h: Abertura Feira
11h: Cultural Roda de Samba
12h: Ato de Encerramento Feira