was successfully added to your cart.

Carrinho

Faser divulga documento sobre fim do MDA entregue para presidente interino

Por 2 de junho de 2016Assuntos Gerais

A Federação dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) divulgou um documento que propõe a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pela sua importância estratégica para o desenvolvimento rural sustentável. O documento foi entregue ao presidente interino Michel Temer.

O documento especifica que é “urgente que o governo federal assuma o compromisso da manutenção e fortalecimento das políticas públicas para a real reestruturação dos serviços de Ater Pública Governamental, partir de uma matriz tecnológica Agroecológica comprometida com a produção de alimentos limpos e sadios”.

A nota reconhece a agricultura familiar e camponesa como de “alta relevância social, produtiva, econômica, ambiental e política e como elemento estratégico para a produção e abastecimento alimentar interno, bem como, para geração de trabalho e renda. A primeira está centrada numa lógica de natureza comercial e industrial, que se sustenta pela monocultura e pela exploração do solo e dos recursos naturais de forma abusiva e agressiva, com visão centrada para o capital”.

“Este modelo tem como proposito gerar e fomentar um projeto de crescimento individual de baixo compromisso com o desenvolvimento sustentável local e com o fortalecimento coletivo. Em contraponto a este modelo, temos outra realidade no meio rural, a da Agricultura Familiar que desenvolve um conjunto de atividades produtivas em áreas de até 04 módulos fiscais, sob a perspectiva social, produtiva, econômica, comercial e ambiental trabalhando com mão de obra do núcleo familiar, com forte unidade entre gestão e trabalho ou produção e consumo, proporcionando resultado social e prosperidade econômica com melhor distribuição de receita, mais justa e solidária, e se sustenta pelo comprometimento ambiental e produção de alimento de qualidade, com foco no abastecimento interno.”

 

Leia na íntegra o documento:
Proposta para o fortalecimento da política pública e das ações de Ater pública e estatal para o Brasil rural

Deixar um Comentário